PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Autoconsciência Artificial
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Conceito Humanoide > Autoconsciência Artificial
Conceito HumanoideOpinião

Autoconsciência Artificial

André Gonçalves
Publicado em 6 de Agosto, 2022
Tempo de leitura: 3 min
Rawpixel/Freepik

Em termos de tecnologia, não existe tema mais fascinante e filosófico que a inteligência artificial. Se, por si só, o conceito de inteligência é difícil de definir ou reconhecer, quando se trata de inteligência computacional, mais complexo ainda se torna. Por outro lado, por força do marketing, foi dado esse atributo a coisas que claramente não o são. Falamos de casas, carros e dispositivos inteligentes apenas por terem uma pequena capacidade de automação. Mas todos sabemos que não o são, na sua verdadeira essência.

- Publicidade -

Um dos mais caricatos testes criados nesta área foi o de Turing: basicamente, consiste em colocar uma pessoa a conversar com uma entidade oculta, que pode ser outro humano ou uma máquina. Se a pessoa não conseguir perceber a diferença, então o teste é conclusivo. Mas, na realidade, não é um teste às capacidades da inteligência computacional de uma máquina, mas sim à perspicácia do humano que está a fazer o teste. O facto de o humano interagir com uma máquina sem se aperceber de que não é humana, não a torna inteligente, da mesma forma que um desenho hiper realista não se torna uma fotografia.

Mas, é exactamente este hiper realismo das máquinas que é relevante para o desenvolvimento humano. A capacidade de máquinas interagirem de uma forma humanizada com os seus interlocutores, conseguindo uma interacção e programação ao mais alto nível, vai revolucionar o mercado dos assistentes virtuais e libertar as pessoas de trabalhos repetitivos, e psicologicamente desgastantes, de interpretação humana para introdução de dados em máquinas. Dos centros de atendimento telefónico aos postos de venda física, poderemos passar a ter máquinas que respondem como humanos em vez de humanos que respondem como máquinas.

Este é o sonho colectivo de todos os que dedicam as suas vidas à investigação da inteligência artificial, mas quanto mais estão envolvidos nesta temática, mais fácil é para um investigador falhar ele próprio no “seu teste de Turing”. Digo isto, porque a enorme capacidade de reconhecimento de padrões e as massivas bases de dados estatísticos ao dispor dos sistemas de inteligência artificial de ponta são inconscientemente moldadas e adaptadas aos desafios colocados por quem as cria, testa, desenvolve e aperfeiçoa. A unicidade da inteligência humana, ou aquilo a que chamamos ‘autoconsciência’, são ainda meras ilusões criadas por sistemas computacionais que repetem de forma cada vez mais perfeita o colectivo dos pensamentos humanos.

- Publicidade -
Etiquetas:Autoconsciência ArtificialHumanosinteligência artificialMáquinasOpiniãoTuring
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Há Uma App Para TudoOpinião

Ó meu Santo António

Tempo de leitura: 2 min
©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}