PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Jogos em buffet ou ao menu?
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Conceito Humanoide > Jogos em buffet ou ao menu?
Conceito HumanoideOpinião

Jogos em buffet ou ao menu?

André Gonçalves
Publicado em 1 de Dezembro, 2019
Tempo de leitura: 3 min

O ano de 2019 foi o ano de referência para o lançamento de serviços de jogos por subscrição. Por stream ou download, surgem associados a editoras, empresas de serviços on-line e software e até mesmo fabricantes de consolas e eletrónica de consumo. Em multiplataforma ou agregados a um produto específico, estes serviços prometem entregar muito valor a troco de uma mensalidade.

- Publicidade -

A onda de reinventar do Netflix para os videojogos aparenta ser o ‘the next big thing’. Mas um filme de alto orçamento (salvo raras exceções) passa por vários estágios no seu ciclo de vida. Nas salas de cinema, consegue extrair a sua maior fonte de receitas; seguem-se os canais de venda física e digital e por último a entrada nos serviços de subscrição. Mas, já desde do século passado, que os videojogos não contam com as versões de Arcade (o equivalente ao estágio de cinema nos filmes) onde, nos salões de jogos, se cobrava uma moeda por cada experiência.

Por isso, o canal de venda física e mais tarde o digital tornaram-se o centro da rentabilidade dos videojogos. Essa alteração do mercado de foco da rentabilidade alterou radicalmente a forma e a natureza dos jogos, tornando-os mais diversificados, profundos e complexos. Oferecendo experiências muito menos presas à necessidade de estímulo constante e gratificação instantânea típicas dos jogos de Arcade. Estes novos jogos atingem finalmente o estatuto de arte, com experiências que justificam investimentos de tempo e dinheiro muito acima de qualquer outra forma de entretenimento.

Com a introdução dos modelos de jogos por subscrição teremos uma fase de avultados benefícios para todos os amantes dos jogos, pois todos os grandes títulos produzidos para justificar um investimento de setenta ou mais euros de compra passarão faseadamente a estar disponíveis pelo custo da mensalidade.

Mas, se todos percebemos a diferença entre um grande filme e um telefilme, muito mais facilmente iremos reconhecer os primeiros jogos pensados de raiz para o mercado de subscrições onde a rentabilidade da venda direta não foi assegurada previamente.

- Publicidade -
Etiquetas:ArcadeDownloadjogosJogos por subscriçãoOpiniãoStreaming
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}