BacalhauNET, a equipa portuguesa que ganhou uma competição internacional de IA em redes 5G

A ITU AI/ML in 5G Grand Challenge é uma competição mundial de inteligência artificial promovida pela International Telecommunication Union.

©Ram Singh
©Ram Singh

A mais recente edição do ITU AI/ML in 5G Grand Challenge teve um vencedor português. A equipa BacalhauNET, composta por alunos do Politécnico de Leiria, da FEUP e por colaboradores do INESC TEC, ganhou o ouro no desafio aberto Lightning-Fast Modulation Classification with Hardware-Efficient Neural Networks.

Para chegar ao primeiro lugar, a BacalhauNET superou outras doze equipas no desafio de «usar a quantificação, a dispersão, o desenho personalizado de topologia e outras técnicas para conceber uma rede neuronal que atingisse um mínimo de 56% de exactidão no conjunto de dados RadioML 2018.01A, com o menor custo de inferência possível».

A ITU AI/ML in 5G Grand Challenge é uma competição mundial de inteligência artificial promovida pela International Telecommunication Union (ITU), em que os participantes têm de «resolver problemas do mundo real, com base em tecnologias padronizadas desenvolvidas para IA em redes 5G».