Alguns dissipadores (afinal) não são compatíveis com encaixe LGA-1700

A Noctua actualizou a sua lista de compatibilidade de motherboards LGA-1700, e poderá não ser o único fabricante a ter que o fazer...

Poucas semanas antes do lançamento dos novos processadores Intel Core de 12ª geração, que estreiam um novo encaixe, o LGA-1700, foram diversos os fabricantes de sistemas de arrefecimento a lançarem comunicados sobre a disponibilização de adaptadores (alguns gratuitos, outros pagos), que permitiam que dissipadores compatíveis com o anterior encaixe LGA-1200 pudesse ser utilizado em motherboards com o novo encaixe LGA-1700.

Entre os diversos fabricantes, um deles foi a Noctua, que na altura tinha dito que dissipadores populares como os brilhantes NH-D15, NH-U12S e NH-U12A seriam compatíveis com praticamente todas as motherboards Asus Z690 e as futuras B660. Porém, começaram a surgir indicações de utilizadores que afirmam que estes dissipadores não são fisicamente compatíveis com algumas motherboards Asus, devido à elevada dimensão dos dissipadores dos circuitos de alimentação (VRM).

Os modelos afectados são toda a gama de motherboard Asus ROG Strix Z690, existindo modelos como as ROG Strix Z690-G Gaming WiFi e ROG Strix Z690-G Gaming WiFi D4 incompatíveis porque os dissipadores ocupam o primeiro encaixe PCIe 5.0 x16 da motherboard. As restantes podem ser utilizadas, desde que altere a orientação do dissipador em 90º, com as ventoinhas a expelir o ar quente para o topo da caixa.

Não queremos com isto afirmar que apenas a Noctua tem problemas de compatibilidade física dos seus dissipadores com as motherboards Asus Z690, apenas que este é o primeiro fabricante a reconhecer estas limitações, o que os levou a actualizar a lista de compatibilidade, que pode ser vista na página criada para o efeito.