Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
OpiniãoQuinta coluna

Privacidade de todos deve ser salvaguardada

Hoje temos o acordo dos Estados Unidos com a União Europeia para partilha de dados e a nossa app de rastreio da COVID-19.

natanaelginting / Freepik

Começando pelas boas noticias, o tribunal de justiça europeu acabou com o Privacy Shield por receio de espionagem e vigilância por parte dos Estados Unidos. O Privacy Shield era o acordo que existia entre os Estados Unidos e a União Europeia que permitia a transferência de dados entre ambos, sendo que o tribunal concluiu que o acordo não protege devidamente os dados dos cidadãos europeus.

Em relação à nossa app de rastreio da COVID-19, também se levantam uma série de questões em relação a privacidade dos dados, por causa do secretismo todo à sua volta.

É certo que já se sabe que teve o aval da CNPD e que vão finalmente abrir o código fonte da app, mas estando a ser desenvolvida pelo Estado, ou seja, paga com dinheiro de todos, não devia ter sido aberto desde princípio? E o código vai ser todo aberto e visível ou haverá partes em que não se vai saber o que está por trás? Aguardemos para perceber.

Como notas finais, deixo-vos a denuncia feita pela ex-euro deputada pirata Julia Reda sobre a “ajuda” que a Comissão Europeia, nas costas de todos, presta à África do Sul na sua reforma do copyright e também a chegada das microtransacções digitais aos carros, desde a Tesla, que já testou esse tipo de sistemas, à BMW que, pelos vistos, agora quer que os bancos aquecidos sejam um extra pago com uma mensalidade.

PCGuia