PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Didimo quer tornar as interacções virtuais mais humanas
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > Didimo quer tornar as interacções virtuais mais humanas
Startup

Didimo quer tornar as interacções virtuais mais humanas

Mafalda Freire
Publicado em 4 de Julho, 2020
Tempo de leitura: 5 min

A Didimo é uma startup que resulta de «catorze anos de investigação na área de desenvolvimento de personagens virtuais» e que desenvolveu uma tecnologia que permite a «criação automática de humanos digitais», esclarece à PC Guia, Verónica Orvalho, CEO e fundadora da empresa.

- Publicidade -

O nome, que significa gémeo em grego, foi escolhido precisamente porque o que a tecnológica faz é «criar modelos digitais realistas (didimos)», uma espécie de cópias de humanos, que podem ser usados em interações virtuais.

É que num mundo em que cada vez mais a comunicação é intermediada pela tecnologia, a responsável sente que se está a «perder o lado humano». A CEO diz que o objectivo da startup é muito claro: «A nossa missão é precisamente colmatar a falta de características que são essenciais para a individualidade humana, como as emoções, a expressividade e as subtilezas de cada pessoa. No fundo, queremos tornar a comunicação virtual mais orgânica, real e humana». A empreendedora acredita que «recorrendo a atributos humanos será possível estabelecer relações mais confiáveis entre as pessoas».

Humanos digitais em dois minutos
A tecnologia da Didimo, desenvolve humanos digitais de alta fidelidade «para negócios e consumidores, de forma rápida e acessível». A fundadora revela como funciona: «Compilamos todas as áreas envolvidas no processo de criação de um avatar 3D – como a modelação, manipulação, textura, animação 3D, entre outras – e as centenas de horas de trabalho a um único processo». A solução é diferenciadora pela «qualidade e a rapidez com que entregamos o produto final», salienta. É que além dos «níveis de texturas, malhas e captura de movimentos que os Didimos apresentam», há também o facto de ser possível «criar um humano digital com apenas um clique», reduzido um processo «de mais de quatrocentas horas de trabalho para menos de dois minutos» e sem «envolver especialistas em design e engenharia computacional».

Aplicações em várias áreas
A tecnologia «tem potencial para ser usada em vários sectores, desde o entretenimento à educação», sendo que, neste momento, estão «mais focados no entretenimento, nomeadamente videojogos, e retalho com vários projectos a decorrer», explica Verónica Orvalho e a empresa já está a negociar com empresas importantes: «Estabelecemos algumas parcerias, nomeadamente com a Sony e a Amazon, tendo trabalhado em jogos como o CeekVR e o Atom Republic para a PlayStation, entre outros, que nos permitiram validar e afinar a tecnologia». Outras áreas em que estão a trabalhar é de «digital fashion e da experiência de virtual try on» em que pretendem «modificar a experiência das compras online, tornando-a o mais imersiva, envolvente e precisa possível para o consumidor e, também, reduzindo a taxa de devoluções para o fornecedor».

Uma solução sem fronteiras
A solução da Didimo não se cinge a um mercado por ser digital e como tal, «a internacionalização é um caminho que a empresa já está a percorrer». De momento, a startup tem operação nos EUA e em Portugal. Em termos de clientes, os «mercados alvo são os EUA, Canadá, o Reino Unido e, no continente asiático, China e Japão».

- Publicidade -

A equipa tem 25 colaboradores, mas prevê «a contratação de cerca de quinze pessoas para a área técnica» e quer terminar «o ano com cerca de cinquenta colaboradores». A Didimo espera, não só crescer em número de profissionais, mas também «melhorar o produto e consolidar a presença no mercado».

Estes objectivos não são alheios à situação actual: «O contexto como o que vivemos, fruto das circunstâncias impostas pelo novo Coronavírus, torna ainda mais evidente a relevância dos humanos digitais, aplicados, por exemplo, nas consultas à distância, no e-learning ou no acompanhamento à população mais sénior. Razões mais que suficientes para antevermos um futuro com mais Didimos».

Para já, há nova versão da aplicação, para iOS e Android, «que permite, por um lado, que qualquer utilizador crie o seu próprio Didimo, e, por outro lado, que as empresas possam integrar a nossa solução em larga escala».

 

- Publicidade -
Etiquetas:3DAvatarDidimoempreendedorismoHumanos digitaisInteracções virtuaisStartup
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}