PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: A palmadinha nas costas para deixar as empresas mais felizes
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > A palmadinha nas costas para deixar as empresas mais felizes
Startup

A palmadinha nas costas para deixar as empresas mais felizes

Cátia Rocha
Publicado em 10 de Fevereiro, 2017
Tempo de leitura: 5 min

Mas não só felizes, também mais fortes. O Tap My Back é um projecto que traz para as empresas uma micro-rede social interna, onde há espaço para reconhecer um trabalho bem feito ou até favores simples do dia-a-dia.

- Publicidade -

A história do Tap My Back começa com uma agência de marketing, a comOn. Há cerca de dois anos, o crescimento rápido do número de colaboradores e de clientes, fez surgir uma preocupação: pode a cultura da empresa acompanhar o crescimento? «A equipa de gestão da comOn recolheu algumas ideias e percebeu que o esforço-extra era compreendido por todos como fazendo parte das dores de crescimento, mas que as pessoas estavam a sentir que havia uma falta de reconhecimento e de feedback sobre como esse esforço estaria a ter um impacto positivo ou não na empresa como um todo», conta Rui Gouveia, fundador da startup.

Surgia assim o Tap My Back, primeiro como um projecto interno (que demorou dois meses até ser aplicado), mas cujo impacto positivo acabou por fazer com que nascesse uma nova empresa, com equipa própria e agora com clientes um pouco por todo o mundo. Na base está o conceito de uma ferramenta que tem como objectivo «melhorar o reconhecimento público de colaboradores no local de trabalho». Agora, o Tap My Back assume-se como um software-as-a-service, que funciona com um modelo de subscrição. «Existe um preço base por colaborador/mês que vai variando de acordo com a dimensão da equipa/empresa», explica o fundador.

O mercado ideal está lá fora
Tendo como público-alvo as empresas de pequena e média dimensão, a startup ainda procura saber qual é o seu product/market fit ideal – mas já consegue distinguir um. «Estamos a ver que o nosso mercado preferencial são os Estados Unidos da América, onde temos cerca de 80% dos actuais clientes. Mas também começamos a notar que na Europa e Ásia os paradigmas de avaliação e reconhecimento no local de trabalho começam a mudar», explicam. Para determinar se há capacidade para se ajustar a grandes empresas, a startup está a desenvolver projectos-piloto com várias companhias de grandes dimensões: «Queremos perceber se o Tap My Back é um produto para esse tipo de clientes ou se preferimos apostar apenas no mercado das PME», revela Rui Gouveia.

A empresa descreve a resposta de mercado como «excelente» e o fundador diz que a Tap My Back já resolve dificuldades em todo o mundo: «Os problemas que ajudamos a resolver são transversais a várias indústrias e geografias e essa é uma das razões pelas quais já temos clientes premium nos cinco continentes e em diferentes áreas, desde a banca, ao retalho, até à tecnologia e à educação», garante o fundador.

Rui Gouveia aponta ainda que o principal feedback recebido está ligado à utilização «simples» da aplicação. Mas há mais: «É uma app divertida que consegue tornar os processos de reconhecimento e avaliação um pouco mais leves, menos informais e aborrecidos. Além disso, é uma forma eficaz de reconhecer as pessoas e de manter um registo sobre esse reconhecimento».

- Publicidade -

O efeito Web Summit
A startup não foi uma estreante na Web Summit, já que em 2015 passou por Dublin. Este ano, a empresa renovou a presença e os resultados já se sentem: «Fizemos centenas de demonstrações de produto a todo o tipo de pessoas e o feedback geral foi mesmo muito positivo. O nosso objectivo era mais o da exposição e recolha de feedback, já que não estamos activamente à procura de investimento. No entanto, também acabámos por recolher excelentes contactos nesse sentido que estamos agora a trabalhar.»

E há um verbo em destaque: ‘crescer’. «Aumentámos a nossa equipa e estamos prontos para o que aí vem. O objectivo a curto prazo é tornar o Tap My Back num produto autossustentável, algo que não está muito longe de acontecer». Outra das visões é ainda oferecer serviços de «inteligência artificial com algoritmos de machine learning», para que se consigam detectar padrões de comportamento. Um dos objectivos será tentar «prever quando um colaborador tem mais probabilidade de se despedir», conclui Rui Gouveia.

- Publicidade -
Etiquetas:aplicacaoEmpresasinteligência artificialPMEsoftware-as-a-serviceStartupTap My BackWeb Summit
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}