Foi uma espécie de moda (bastante) passageira: o programa de fidelização que recompensava quem completasse certas actividades (como jogar títulos específicos ou alcançar troféus) com pontos que podiam ser trocados por saldo na PlayStation Store, chegou ao fim menos de três anos depois de ter sido lançado.
Apesar de a Sony dizer que o PlayStation Stars teve um «forte envolvimento da comunidade», a verdade é que nunca foi algo que tenha ganho verdadeiramente tracção no seu ecossistema – o resultado está à vista.
A marca justifica este ponto final como parte do «compromisso contínuo de evoluir» e de a PlayStation se «adaptar às últimas tendências da comunidade de jogos». Mas o Stars não acaba de imediato: até às 7:59 horas de 23 de Julho continua a ser possível ganhar recompensas pela conclusão das várias actividades associadas.
Já a troca de pontos por itens disponíveis no catálogo da PlayStation não tem uma data limite: vai ser possível continuar a fazer isto até que os mesmos acabem. Depois, o cancelamento da subscrição Stars pode ser feito em «qualquer altura», de forma manual, até 1 de Novembro de 2026; no dia seguinte, a Sony encerra em definitivo este serviço.
«Embora este capítulo do PlayStation Stars esteja a chegar ao fim, já estamos a pensar em novas formas de desenvolver os nossos programas de fidelização no futuro», conclui a Sony num e-mail enviado a todos os subscritores deste programa.