PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Startup portuguesa ajuda restaurantes a optimizarem o delivery e a aumentarem as vendas
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > Startup portuguesa ajuda restaurantes a optimizarem o delivery e a aumentarem as vendas
Startup

Startup portuguesa ajuda restaurantes a optimizarem o delivery e a aumentarem as vendas

A pleez desenvolveu um algoritmo e um dashboard que permite aos restaurantes optimizar a presença, as vendas nas plataformas de delivery e, assim, gerar mais receitas.

Mafalda Freire
Publicado em 10 de Dezembro, 2023
Tempo de leitura: 4 min

A startup portuguesa de food-tech nasceu em plena pandemia porque, na altura, os tempos de espera eram «elevadíssimos», nos restaurantes. Paco Rodriguez, head of growth da pleez, explica que, «como resposta a esta necessidade», desenvolveram um «menu inteligente, que possibilitava aos clientes ler o menu com um QR code, fazer o pedido e pagar no final».

- Publicidade -

Mas a startup não ficou por aqui – a solução evoluiu e transformou-se, dado o fundador ter encontrado um novo problema, explica à PCGuia: «Muitos restaurantes foram forçados a concentrar o negócio nas plataformas de delivery, mas a maioria não tinha experiência nas vendas online. A pleez percebeu que, também aqui, podia inovar, aproveitando os dados de consumo que estão ‘por detrás’ das plataformas de delivery e que, até então, ninguém usava».

Assim, a startup criou um algoritmo que «recolhe em tempo real os dados, permite uma análise rigorosa e profunda» do negócio e «apresenta recomendações que ajudam os restaurantes a melhorar a gestão de menus e a optimizar as vendas». Paco Rodriguez faz uma analogia entre a restauração e a actividade da empresa: «Se os chefs misturam ingredientes para criar novos sabores e texturas, a pleez cruza dados para devolver informação com significado relevante para os clientes». O head of growth destaca ainda as mais valias da solução da startup: «O que nos torna únicos e especiais é o facto de assegurarmos o processo de optimização da presença nas plataformas de delivery, do início ao fim. A maioria das empresas deste sector limita-se a fornecer dados agregados sobre o mercado de delivery e algumas ainda se aventuram no dynamic pricing».

Transformar a restauração em todo o mundo
A internacionalização «faz parte do ADN da pleez»: Paco Rodriguez realça que «dois meses depois de o algoritmo ter sido lançado em Portugal», a startup «abriu um escritório em Espanha». A escolha foi fácil, já que se trata de um país com «hábitos de consumo semelhantes [aos portugueses], mas com a vantagem de ser quase sete vezes maior». Em dimensão, é o terceiro mercado de delivery da Europa, sendo, por isso, «ideal para testar e para escalar soluções», esclarece o responsável. A pleez entrou, entretanto, no Reino Unido, dado ser o «maior e mais competitivo mercado de delivery da Europa e também onde estão os grandes investidores de food tech» e partilha os próximos passos. Até 2026, o objectivo passa por entrar em «França (o segundo maior mercado da Europa) e nos EUA (o maior mercado do mundo)» – segundo Paco Rodriguez, são dois países com «comportamentos semelhantes aos dos mercados actuais e apresentam também enormes oportunidades de crescimento».

Além da internacionalização, a pleez conta «aumentar bastante a sua equipa e, de forma significativa, o número de restaurantes clientes». Até ao final do ano, a pleez quer estar presente em 233 restaurantes em Portugal, 454 em Espanha e 81 no Reino Unido. Por outro lado, os planos passam ainda por «estar totalmente integrada nas principais plataformas de entrega existentes na Europa», apostar «no desenvolvimento de novas funcionalidades do algoritmo» e também em «inteligência artificial aplicada aos insights enviados aos restaurantes», sublinha Paco Rodriguez.

O responsável explica que «para lá das recomendações standard que a IA já elabora desde Abril», o objectivo é que consiga «fornecer recomendações mais complexas, sobretudo a nível de promoções». A ambição da startup portuguesa é tornar-se a «maior plataforma do mundo a nível de agregação e de gestão de dados» e, deste modo, passar, em breve, de «startup a unicórnio».

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:DadosempreendedorismoFoodTechinovaçãoINSIGHTSinteligência artificialrestauraçãoStartup
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}