PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Enlightenment.AI ajuda as empresas a tirar maior partido dos dados
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > Enlightenment.AI ajuda as empresas a tirar maior partido dos dados
Startup

Enlightenment.AI ajuda as empresas a tirar maior partido dos dados

Mafalda Freire
Publicado em 9 de Outubro, 2022
Tempo de leitura: 4 min

A Enlightenment.AI (EAI) é uma startup que faz projectos em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e análise de dados, para ajudar as empresas a «capitalizar os seus dados da forma mais eficaz possível» e a fazer «melhorias significativas, duradouras e sustentáveis no seu desempenho», explica Manuel Levi, fundador e CEO da tecnológica.

- Publicidade -

Depois de ter estado fora do País, o responsável revela que, quando voltou, sentiu que a área de data science ainda estava «muito subdesenvolvida»; desta forma, Manuel Levi reuniu um grupo de data scientists e aspirantes a cientistas de dados, no qual se destacou Miguel Cabrita, o outro fundador da EAI.

A criação da startup começou quando ambos perceberam uma realidade: «As organizações não sabem muito bem o que é, como e onde aplicar data science». Assim, a EAI desenvolveu a metodologia FORCE, um «conjunto de passos bem definidos que qualquer empresa pode seguir e adaptar às suas necessidades» para desenvolver uma estratégia de dados. O nome vem dos «cinco pilares que a constituem – Foundation, Observation, Resilience, Competence and Expansion», explica Manuel Levi. O fundador lembra ainda que esta ferramenta foi criada porque as empresas «tentam aplicar algoritmos de inteligência artificial super avançados, antes de terem os seus dados sequer organizados, ou uma infraestrutura que suporte essas análises».

Uma plataforma “forte”
A Enlightenment.AI trabalha com os clientes para «perceber que factores realmente estão a limitar o crescimento» e foca aqui «todo o esforço». Aqui, entram organizações de diversos sectores, nacionais e internacionais, entre os quais «banca, fundos de investimento, retalho, transportes, turismo e saúde», onde, geralmente, o foco é «fazer mais dinheiro ou reduzir custos». Entre os clientes estão nomes como a Carlsberg, a EDP e o BPI.

Neste momento, a startup está a criar uma plataforma chamada DataStrategy.AI, que «digitaliza a FORCE e serve de guia para as empresas na construção e execução sua estratégia de dados», afirma o CEO. Além disso, esta solução tem outra vantagem: «A integração de ingestão de dados e construção de modelos de inteligência artificial genéricos e com pouca complexidade, mas que permitam aos utilizadores ver algum retorno a um custo mais reduzido, quando comparado com o desenvolvimento destes modelos, com uma equipa interna ou externa».

Sobre o futuro, Manuel Levi não tem dúvidas sobre o sucesso, apesar do «momento de instabilidade», que normalmente se traduz em «retracção no investimento na inovação», principalmente depois de a startup ter sido considerada pela Agência Nacional de Inovação (ANI) como« idónea à prática I&D» nas áreas de data science, IoT e inteligência artificial. O responsável garante que foi «um dos melhores reconhecimentos recebidos» e uma confirmação de que a empresa está na «direcção certa», o que «é muito recompensador». O empreendedor acredita nas mais-valias deste apoio da ANI: «Vai permitir ter acesso a mais oportunidades, não só pela confiança depositada na empresa por essa autoridade, mas também pelas vantagens fiscais a que os clientes portugueses passam a ter acesso».

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:DadosDataStrategy.AIempreendedorismoEnlightenment.AIFORCEinteligência artificialStartup
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}