PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Revelações acidentais
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > Revelações acidentais
O Que Vem à RedeOpinião

Revelações acidentais

Alexandre Gamela
Publicado em 16 de Abril, 2022
Tempo de leitura: 2 min
dole777/Unsplash

Todas as semanas temos uma notícia sobre a revelação “acidental” de um novo dispositivo. Será uma estratégia dos departamentos de marketing ou incompetência? Se as empresas não conseguem proteger os seus segredos, serão capazes de proteger os meus dados? Saibam tudo, antes que este texto desapareça.

- Publicidade -

O marketing é a arte da manipulação consentida. A Web e as redes sociais trouxeram uma escala e velocidade absurdas à comunicação promocional, com uma capacidade de detalhe impensável até há vinte anos: a nossa identidade digital é definida pelas pesquisas que fazemos, pelas publicações que lemos e comentamos, pelas nossas interacções em plataformas e redes sociais, localização e proximidade física com outros dispositivos.

Esta informação é a base para as tácticas de comunicação: a criação de escassez do produto que vai mudar a nossa vida, aos montes em armazéns prontos a ser expedidos contra pagamento digital. Ou o curso que é a solução para todos os problemas profissionais, sentimentais e existenciais. Se mais algum marketeiro do YouTube apelar às minhas supostas inseguranças com uma “oportunidade única” que termina daqui a meia dúzia de horas, depois de contar a sua extraordinária (inserir emoji de sarcasmo) experiência pessoal, vomito. Devem estar carecas de ver isto, não?

Façam o seguinte exercício: pesquisem por “(marca de telemóveis) + accidental leak”, e vejam as (muitas) datas dos resultados. As marcas que parecem não saber guardar um segredo são as mesmas que guardam toda a nossa vida em servidores no Além. Mas é uma estratégia mais eficaz do que enviar um press release, pois a informação que devia estar escondida é mais apetecida. É o marketing, estúpido.

O problema é quando não é um produto, mas uma ideia mal fundamentada, uma teoria estapafúrdia ou mentiras com consequências de vida ou de morte. Temos alinhado em demasia neste faz-de-conta. É preciso promover também algum sentido crítico.

A economia digital fez presas de todos nós. E, claramente, faz muitos de parvo.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:ComunicaçãoEconomia DigitalmarketingOpiniãoredes sociais
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}