PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: IA no desporto
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Praia das Maçãs > IA no desporto
OpiniãoPraia das Maçãs

IA no desporto

Pedro Aniceto
Publicado em 13 de Março, 2022
Tempo de leitura: 3 min
Michael Weir/Unsplash

Há poucos dias, dei por mim a rever anúncios da CES 2022 e passou-me pelos olhos um vídeo de uma corrida de carros autónomos realizada na Las Vegas Motor Speed Way. Estamos a falar dos clássicos formatos desportivos que conhecemos desde sempre, mas em configuração eléctrica e completamente autónoma.

- Publicidade -

Tive ali um momento de revelação. Uma epifania, na verdade. E não foi das boas. Na verdade, ver uma corrida de carros autónomos, mesmo a duzentos quilómetros por hora, é quase tão interessante como se me sentasse em frente ao óculo da minha máquina de lavar roupa durante um ciclo de centrifugação. As inserções em curva, a desaceleração perante um obstáculo, os desvios suaves (tão suaves quanto a elevada velocidade o permite), são tão previsíveis e monótonas quanto a ultrapassagem de um par de meias azuis a uma camisa branca…

Sabemos que estamos perante uma inevitabilidade futura, a de automóveis treinados para evitar o erro, em cujo cérebro não há espaço para a imprevisibilidade. Se isto nas estradas é perfeitamente aceitável e agradável, no desporto pode não vir a ser assim. A falta de uma componente humana, a ousadia na decisão (que concedo também poder ser prevista pela IA), retiram-lhe o espírito humano de sofrimento. E nas bancadas? E em frente a ecrãs? Vamos passar a torcer por chips e construtores? Porcas e parafusos? Os grandes negócios do desporto passam a ser a contratação de engenheiros? Isto é fascinante, embora eu tenha consciência de que já não assistirei, senão aos primeiros alvores desta madrugada.

E se pensarmos noutras possibilidades, que não apenas o desporto automóvel, ainda mais intrincado se torna o argumento. Onde fica a componente humana num jogo de futebol disputado por robots onde a componente ‘erro’ praticamente não existirá? Não vamos precisar de árbitros, vai ser tudo muito asséptico e certinho. Quem é que insultamos e culpamos pela falha do craque ZBR9000 que custou ao nosso clube uma enorme pipa de Bitcoins? E, se a componente erro vai tendencialmente desaparecer, os jogos vão ter vencedores ou ser um mar de empates?

A robotização e automação do desporto estender-se-á a muitas modalidades, num modelo que pode muito bem ser misto (humanos e robots numa equipa em campo) ou completamente entregue às tecnologias. Todas as modalidades terão por detrás um branding industrial intenso. Todas? É possível. Mesmo o curling pode vir a ser dominado pela iRobot e uma equipa de Roombas.

- Publicidade -
Etiquetas:AutomaçãodesportoIAinteligência artificialOpiniãoRobotização
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}