PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: O que custa a privacidade
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > O que custa a privacidade
O Que Vem à RedeOpinião

O que custa a privacidade

Alexandre Gamela
Publicado em 12 de Dezembro, 2021
Tempo de leitura: 3 min
Smartphone
Foto Paul Hanaoka - Unsplash

Tenho medo de pensar em voz alta, não vá o meu telemóvel ouvir e recomendar um produto que nem eu sabia de que precisava. Ou da orientação de um guru, de uma religião, de um personal coach, de um partido político ou de um esquema para ganhar dinheiro depressa. Acham que estou a ser paranóico? Leiam o resto.

- Publicidade -

Tive recentemente uma mudança na minha vida, que divulguei a meia dúzia de pessoas e sempre de viva voz. Bem, há um cartão de uma superfície comercial que também ficou a saber, mas duvido que seja por aí: quase de seguida, A Rede Social perguntou-me se queria actualizar o meu perfil. Mas só na situação que mudou.

Semanas antes, um amigo mostrou-me no café um produto que não conhecia. No dia seguinte, O Mensageiro da Rede Social apresentou-me um anúncio a esse produto. Nada disto é surpreendente, já falei aqui do neworgans.net, que recolhe histórias destas. Sei também que os Android monitorizam os hábitos dos utilizadores e que a localização do nosso telefone é um mercado que vale milhões. Mesmo assim, o desconforto é grande.

O que me incomoda é a invasão do meu espaço privado para fins comerciais. Não digo políticos, porque a política é o fantoche sobre a mão do lucro desmesurado. Tijmen Schep, autor do livro Design My Privacy, pergunta se podemos ser livres numa sociedade em que a vigilância permanente é o modelo de negócio.

Para Schep, a economia baseada na nossa reputação digital está a transformar-nos em conformistas, cheios de medo das consequências que nos pode trazer. A China já tem uma tabela para isso e parece que a banca e os seguros pagam muito bem pela nossa informação pessoal.

Não postar a minha opinião no Twitter sobre um tema polémico é uma escolha pessoal. Mas, essa opinião, expressa em privado, afectar a minha experiência é pidesco.

- Publicidade -

Tive a sorte de viver grande parte da minha vida no breu da economia pré-social-digital. E os miúdos que cresceram nela? Como estão perfilados nas bases de dados que tudo recolhem? Talvez a resposta surja nas sugestões do algoritmo.

- Publicidade -
Etiquetas:AndroiddigitalEconomia DigitalprivacidadeRede social
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}