PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Unbabel: melhorar a comunicação através da colaboração entre IA e humanos
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > Unbabel: melhorar a comunicação através da colaboração entre IA e humanos
Startup

Unbabel: melhorar a comunicação através da colaboração entre IA e humanos

Mafalda Freire
Publicado em 6 de Julho, 2019
Tempo de leitura: 4 min

A Unbabel foi criada em 2013 e «começou numa viagem de surf a Aljezur», disse à PC Guia, Vasco Pedro, co-fundador e CEO da startup. O responsável explicou que é doutorado numa área relacionada com a linguagem, assim como o actual CTO e co-fundador João Graça, e que a ideia surgiu em conversa: «Durante essa viagem falámos sobre como a tradução automática ainda não tinha sido capaz de resolver, de forma confiável, questões básicas da comunicação entre pessoas. Durante o Verão fizemos protótipos de algumas soluções e começámos a construir o produto que é a Unbabel hoje».

- Publicidade -

Vasco Pedro salientou que o objectivo da startup portuguesa é «fazer parte da criação de uma internet mais inclusiva, onde todo o conteúdo está disponível a todos, independentemente da sua língua nativa». Além disso, a ideia é oferecer «às empresas e aos seus clientes a capacidade de se compreenderem mutuamente» através da combinação da experiência humana com a inteligência artificial (IA) disponibilizando uma plataforma que «combina tradução automática que é complementada pela pós-edição humana».

Inovar na tradução
«A Unbabel tem pautado a sua actuação por uma procura intensiva de soluções inovadoras susceptíveis de responderem aos desafios do sector da tradução e às necessidades dos seus clientes num mercado extremamente dinâmico», esclareceu.

Ferramentas de «tradução gratuitas de pouca confiança» e «tradução humana profissional que não é capaz dar resposta à velocidade exigida pelas empresas e com custos elevados», foram os desafios encontrados pelos fundadores da startup. Segundo Vasco Pedro, é aqui que Unbabel se diferencia. A empresa oferece uma solução que, graças à colaboração homem-máquina «aumenta a velocidade de entrega de trabalho, a um custo bastante menor e sem comprometer a respectiva qualidade». O empreendedor salientou ainda que esta ferramenta é «inovadora» e que «representa uma disrupção, tanto em matéria da indústria de tradução tradicional, como em respostas que recorrem apenas à tradução automática como o Google Translate».

Crescer em novos mercados
A Unbabel disponibiliza o serviço em 29 línguas, conta com mais de cem mil tradutores e está presente nos EUA e na Europa. Os Estados Unidos são, claramente, uma aposta para a startup portuguesa que abriu no passado mês de Abril um escritório em São Francisco. «O novo escritório serve para a estarmos mais próximos de clientes como o Facebook, a Under Armour, a Microsoft e a Logitech», disse o CEO, que esclareceu ainda que «não há nada melhor do que estar no terreno numa cidade que é um grande polo de talento técnico e de inovação».

Quanto ao futuro, a Unbabel prepara-se para lançar um novo produto de «legendagem de vídeos curtos» que está agora «em versão early access para algumas empresas», revelou Vasco Pedro.

- Publicidade -

Já do ponto de vista das vendas, a área de apoio ao cliente representa «80% do negócio» da startup mas a ideia é diversificar e investir nas «áreas de viagens, gaming e big tech». E já para o ano, em 2020, «o objectivo é chegar à Ásia» e «em 2023, a meta é a entrada em bolsa», acrescentou o responsável da Unbabel.

- Publicidade -
Etiquetas:empreendedorismoinovaçãointeligência artificialStartuptraduçãoUnbabel
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}