PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Capital, o buraco negro
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Há Uma App Para Tudo > Capital, o buraco negro
Há Uma App Para TudoOpinião

Capital, o buraco negro

António Simplício
Publicado em 26 de Maio, 2019
Tempo de leitura: 3 min
Facebook

Perguntássemos há um ano atrás a qualquer teenager se tinha uma conta Facebook e este dir-lhe-ia provavelmente que não, que não queria estar na mesma rede social do pai e da mãe. Hoje, eu, pai pergunto-me no que se está a transformar o Facebook.

- Publicidade -

Não interessa aqui abordar a questão dos haters, nem na tendência actual de, na esfera pública, abordar essa questão como forma de abandonar a rede social. Nem nas fake news, nem na publicidade, nem nos algoritmos marados. Nem no Marketplace, na integração de vídeos ou do Messenger.

Por outro lado…talvez seja por tudo isso. Talvez já nem se recorde, mas o Facebook é anterior ao Euro 2004. E, desde aí, não pára de crescer. No último trimestre de 2018 chegava aos 2,3 mil milhões de utilizadores, mas, se calhar como eu, quem aqui me lê se vê cada vez mais afastado do emaranhado de funcionalidades em que este se tornou. Novo big bang e, de repente, o Instagram era tudo para bloggers, influencers e outros RP. Nos Estados Unidos (e agora no Brasil) as comunicações presidenciais são feitas pelo Twitter.

«Para onde caminham as redes sociais?», perguntava-me há meses. E, de repente…Escapex. Caiu-me metade. A notícia lia assim: «+350 influencers com uma audiência colectiva de 3,5 mil milhões de utilizadores estão a aderir a esta nova plataforma social que lhes oferece as suas próprias aplicações». Ou seja, cada influencer – blogger, actriz, celebridade – tem a sua própria app, a sua própria rede social. Acrescentava: «…fundada em 2015 já obteve mais de dezoito milhões de euros em venture capital». Aí sim, caiu-me tudo.

Em 2014 lancei o projecto YOMA (Your Own Mobile App) e cheguei a fazer umas aplicações para algumas personalidades portuguesas: a Andreia Rodrigues, o Anselmo Ralph, a Sofia Ribeiro, o Nuno Gama, o Camilo Lourenço. Houve festa de lançamento, reportagem televisiva… o que falhou? Depois de reflectir muito, eu. Faltou-me a perseverança para manter vivo um projecto que faz sentido em 2019, mas que em 2015 o Facebook arrasava.

A questão é que estar certo cem anos antes é só para génios; para estar apenas quatro, é preciso capital.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:appFacebookInfluencerredes sociaisYOMA
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}