PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Caldo de galinha
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Há Uma App Para Tudo > Caldo de galinha
Há Uma App Para TudoOpinião

Caldo de galinha

Depois de todas as explicações de como são construídos os modelos (LLM), dos conceitos de deep learning, das neural networks e do reinforcement learning é, no mínimo, bizarro que ninguém consiga, efectivamente, explicar como a IA aprende com a IA.

António Simplício
Publicado em 9 de Novembro, 2024
Tempo de leitura: 3 min
Rawpixel/Freepik

Com o mês de Agosto, as férias e o calor para trás, é altura de voltar ao trabalho, mas também ao sofá e à TV. E, a abrir esta temporada televisiva, tivemos duas figuras de proa mundial a abordar o futuro, agora que a IA se tornou pandémica: Bill Gates e Oprah Winfrey. O primeiro, contribuiu para a revolução tecnológica iniciada com o PC, e acompanhou desde a incepção ao ponto de inflexão a que chegámos; a segunda, uma figura pública televisiva que, aos dias de hoje, se dedica a explicar a Hollywood o esplendor que é a voz da Adele, aos norte-americanos, em geral, o que faz o casal ex-real no exílio e, agora, a inteligência artificial. Um e outro, têm alcance mundial: o primeiro é um insider; a segunda, uma outsider com acesso privilegiado. Ambos se manifestam ainda estupefactos com rapidez com que a IA se apresentou ao mundo e como foi acolhida.

- Publicidade -

Se, por norma, lê a PCGuia, este é um assunto que, certamente, já lhe é familiar e já o explorou…pelo menos à superfície. Terá também tido a oportunidade de ver o episódio da série de Bill Gates na Netflix que aborda o tema. O que a mim, de certa forma, me assolou a mente, foi a sensação que tive após o término do episódio: o distanciamento técnico e tecnológico de quem trabalha a IA para quem tem o dever de a pensar.

O leitor pode pesquisar entre as dezenas, centenas de podcasts sobre IA que hoje habitam as plataformas para perceber que o pessoal mais técnico está a navegar uma onda completamente diferente da daqueles que estudam o tema, tanto conceptual, como filosoficamente.

Eu, que me tenho tentado manter a par dos desenvolvimentos, ouvindo dezenas destes podcasts, fiquei também perplexo por não ter dado conta do alcance do ‘não percebemos como funciona’. Depois de todas as explicações de como são construídos os modelos (LLM), dos conceitos de deep learning, das neural networks e do reinforcement learning é, no mínimo, bizarro que ninguém consiga, efectivamente, explicar como a Ia aprende com a IA.

Chegados a esta conclusão, que ensinamentos retiramos? A que velocidade se avança? A metáfora do nevoeiro parece-me a mais avisada: se pouco vemos para a frente, não deveríamos ir com cautela e caldos de galinha? Até porque the winter is coming e não sabemos quantos anos durará.

- Publicidade -
Etiquetas:IAinteligência artificialLLMOpinião
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Conceito HumanoideOpinião

Ai doutor

Tempo de leitura: 3 min
OpiniãoQuinta Coluna

Europa: designs, IA e os nossos direitos

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoPraia das Maçãs

A redundância

Tempo de leitura: 3 min
©Freepik | Inteligência Artificial
O Que Vem à RedeOpinião

A prisão invisível

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}