PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Como criar conteúdos com AI – Parte 2
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > Como criar conteúdos com AI – Parte 2
O Que Vem à RedeOpinião

Como criar conteúdos com AI – Parte 2

Alexandre Gamela
Publicado em 26 de Março, 2023
Tempo de leitura: 3 min
©OpenAI / DR.
©OpenAI / DR.

Como viram na crónica passada, é fácil criar conteúdo com a ajuda de Inteligência Artificial (IA). Agora que somos todos aprendizes de feiticeiro, vamos tentar perceber quais são as consequências de ter tanto poder nas mãos. A AI já faz parte da nossa vida e é melhor aprender a lidar com ela.

- Publicidade -

Fala-se do ChatGPT como se falava do Facebook há quinze anos: com a desconfiança de uns e o entusiasmo de outros. O impacto será maior. Como tudo o que é revolucionário, há vantagens e problemas. A maior vantagem é a automatização de processos. Os motores de busca, em vez de sugerir sites que respondem às nossas perguntas, irão gerar resultados prontos a usar. Poderemos produzir todo o tipo de conteúdo em qualquer formato até ao infinito, usando pessoas reais ou avatares digitais.

Esse é um dos problemas: deepfakes. Há dias, puseram um Joe Rogan artificial a promover um produto. Ou seja, a IA está a especializar-se na banha da cobra. Pior, é ainda banha da cobra: todos os dias surgem ferramentas que dizem usar IA, mas que não cumprem com as expectativas. Até o Google escorregou. E, em alguns casos, são movidas a inteligência natural, muito mal paga.

O conteúdo digital irá valer ainda menos e terá pior qualidade, em geral. Vamos ter de usar etiquetas para identificar conteúdo orgânico, como no supermercado? Será que o público vai ligar a isso? Para muitos, a IA não é uma ferramenta, mas um atalho muito perigoso e sem escrúpulos para fazer dinheiro. E, como ninguém sabe como funciona, há muita coisa que nos vai passar ao lado.

Gary Marcus disse que o problema do ChatGPT não é gerar informação quase correcta, mas sim criar textos muito convincentes, que dizem só o que queremos ouvir. A mudança de paradigma estará no aparecimento de conteúdo complexo para consumo próprio, que passará ao lado do produto feito para as massas. É o nicho de um: vamos passar da self media para a média ultra-individual.

Na parte 3, as questões filosóficas, éticas e sociais.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:ChatGPTIAinteligência artificialOpinião
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}