PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Como criar conteúdos com IA – Parte 1
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > Como criar conteúdos com IA – Parte 1
O Que Vem à RedeOpinião

Como criar conteúdos com IA – Parte 1

Alexandre Gamela
Publicado em 25 de Fevereiro, 2023
Tempo de leitura: 2 min
©Depositphotos | OpenAI ChatGPT
©Depositphotos

Bem-vindos à era dos conteúdos sintéticos produzidos em massa por um só utilizador e ferramentas de inteligência artificial. Vejam como produzir texto, vídeo, áudio e imagens sem terem que aprender a fazer essas coisas. A primeira parte é sobre questões práticas. A segunda, é sobre as consequências.

- Publicidade -

Há dias, vi um vídeo no YouTube totalmente criado com ferramentas de inteligência artificial (IA). A receita é simples:

  • Escolham um tema no Google Trends com uma keyword valiosa;
  • Peçam ao ChatGPT um guião para o YouTube sobre o tema;
  • Colem o resultado no voicebooking.com ou no play.ht, para gerar narração artificial;
  • Usem o texto para gerar um vídeo no Lumen5, adicionem a voz artificial ou até um apresentador sintético com o Synthesia.io;
  • Publiquem nas redes.

Se forem escrupulosos, verifiquem se a informação está correcta e façam uma edição audiovisual mínima. Parabéns, criaram mais um conteúdo para a Internet em meia hora! Ou, como é uma receita, um Big Mac digital.

E agora? É fazer mais até entupir as redes com produtos enlatados. Estamos na Idade Industrial dos conteúdos digitais, produzidos em série, de baixo custo e qualidade. Big Macs não dão memórias culinárias excepcionais, nem são o que o mau marketing chama de produto diferenciador, de valor mais elevado. Mas a culpa não é da inteligência artificial.

A minha experiência com ferramentas IA tem sido boa. Os resultados estão, muitas vezes, implicados nas perguntas que coloco, gerando uma espécie de Cadáver Esquisito ou escrita automática digital que abre possibilidades e acelera processos criativos. São o que são: ferramentas. Nunca a matéria prima.

Os conteúdos IA, assim como todos os produtos com grande quantidade de ingredientes artificiais, deveriam ter a sua composição à vista para alertar quem não distingue fast food de uma refeição caseira. Apesar de a maioria preferir o artificial.

- Publicidade -

Na próxima parte, vou falar dos problemas, vantagens e consequências desta Revolução na produção de conteúdos, a terceira maior desde Gutenberg.

- Publicidade -
Etiquetas:ChatGPTconteúdosIAinteligência artificialLumen5OpiniãoSynthesia.iovoicebooking.com
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Freepik | Inteligência Artificial
O Que Vem à RedeOpinião

A prisão invisível

Tempo de leitura: 3 min
Há Uma App Para TudoOpinião

Ó meu Santo António

Tempo de leitura: 2 min
©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}