Europa e as crypto moedas

Já colocavam malta técnica a dar suporte a quem define estas leis. Começa a ser confrangedor esta falta de conhecimento e ainda assim acharem que tem as condições necessárias para legislar sobre tal…

Este mês, temos como principal tema o chumbo da proposta para a regulamentação das criptomoedas na União Europeia. Os comités ECON e LIBE do Parlamento Europeu levaram a votos a nova proposta de regulamentação das criptomoedas, em que impunham a identificação de todas as transacções e ainda que todos os utilizadores de uma carteira digital fossem identificados.

Pelo que pesquisei, a proposta foi recusada, mas mais se prova como estas propostas de lei são criadas por pessoas que entendem nada dos assuntos para os quais estão a ditar regras. Tecnologicamente seria quase impossível de implementar tal exigência – mesmo que fosse possível, seria uma violação da privacidade de cada um e podia mesmo colocar em causa a segurança da rede de cada uma das moedas.

Veremos como serão as próximas versões desta proposta, mas já colocavam malta técnica a dar suporte a quem define estas leis. Começa a ser confrangedor esta falta de conhecimento e ainda assim acharem que tem as condições necessárias para legislar sobre tal…

Como notas finais, faz onze anos que comecei a escrever estas colunas para a PCGuia, parece que foi ontem. Que venham outros onze.