Afinal, a Razer Edge não é bem uma consola portátil: é um “smartphone” que já vem com um comando Kishi V2 Pro

Edge Wi-Fi, Founders Edition 5G: há três versões desta consola que não vamos poder comprar em Portugal.

A RazerCon foi, como estava certo, o palco do anúncio formal da nova consola portátil da Razer – que, afinal, não é uma consola. As primeiras imagens e dados sobre este equipamento tinham aparecido num tweet da Verizon, no final de Setembro.

Na altura, o vídeo partilhado deixava transparecer um gadget com um conceito semelhante ao tradicional das consolas portáteis que já conhecemos, onde os controlos e o ecrã são apenas um. Contudo, a Razer Edge assemelha-se mais a uma Switch, com os comandos a poderem ser retirados dos lados ou, mesmo, a um smartphone.

A verdade é que a Edge é mais um Razer Phone em esteróides que, na caixa, já vem com um comando Kishi V2 ou V2 Pro, dependendo das versões. O modelo 5G (sem preço), é apenas uma delas, já que a marca tem mais duas: Edge Wi-Fi e Founders Edition, com PVP de 399,99 e 499,99 dólares – as reservas já podem ser feitas, uma taxa de cinco dólares (sensivelmente os mesmos valores em euros), um valor que, depois, a marca reembolsa.

Sobre a data de saída e a disponibilidade de mercado, será em Janeiro de 2023 e apenas nos EUA, pelo que Portugal está, para já, fora da lista de países onde esta “consola” será vendida.

©Razer
©Razer

Além dos dados que já eram conhecidos (Android como SO de base, acesso a serviços de jogos como o Xbox Cloud Gaming, Snapdragon G3x Gen 1, 4K até 144 fps), agora ficamos a saber que a Razer Edge tem acesso também à loja da Epic Games e às plataforma Nvidia GeForce Now, Moonlight e Parsec; a compatibilidade com Steam Link também está garantida.

As três versões tem as mesmas características principais: o ecrã tem 6,8 polegadas, é AMOLED e tem uma resolução FHD+ (2400 x 1080); segundo a marca, o display tem «87% mais píxeis que os concorrentes». A GPU é uma Adreno, a memória é de 8G (LPDDR5), o armazenamento interno-base é de 128 GB (UFS 3.1, mas pode chegar aos 2 TB, via cartões microUSB) e a bateria tem 5000 mAh.

No som, temos as únicas diferenças, se não contarmos com a conectividade 5G: os modelos Wi-Fi e Founders Edition têm dois altifalantes e dois microfones com THX Spatial Audio; já na 5G, a tecnologia é a Boomcloud360. A Founders Edition vem ainda com um par de auscultadores Hammerhead True Wireless. As características completas podem ser vistas aqui.