Como os computadores modernos estão sempre ligados à Internet, os browsers são dos programas mais usados e existem muitas opções que oferecem funcionalidades diferentes.
À medida que a economia ligada à Internet foi crescendo, os dados relacionados com os hábitos de utilização da Internet tornaram-se muito valiosos, porque permitem adivinhar tendências e dirigir publicidade especificamente aos utilizadores com mais apetência para comprarem os produtos anunciados.
Toda esta recolha de dados permite a disponibilização gratuita de muitos serviços online, mas também pode criar problemas de manipulação da opinião pública e de redução da privacidade dos utilizadores.
Estas questões levaram à criação de browsers que oferecem as mesmas funcionalidades dos outros, mas que também têm funcionalidades como objectivo principal minimizar a recolha de informação sobre os padrões de utilização dos utilizadores. Aqui estão quatro sugestões.
1. Tor
O Tor, também conhecido como The Onion Router, utiliza um método de encaminhamento da informação através de várias camadas de encriptação, o que dificulta muito a vida de quem quiser ficar a saber o que o utilizador faz online.
Para além disto, este browser também oferece outras funcionalidades:
Bloqueia todos os métodos de rastreio.
Impede as empresas que servem publicidade consigam determinar as características do dispositivo que está a usar.
Impede os ISP e outras entidades de saberem a que sites o utilizador acede. A única coisa que conseguem ver é que o utilizador está a usar o Tor.
Para começar a usar o Tor, só tem de aceder ao site oficial do programa e descarregar o executável de instalação. Depois de instalar, aparece uma janela que pede para ligar à rede Tor.
Aqui, pode ligar a funcionalidade de ligação automática para que o browser se ligue sozinho sempre que é aberto. O browser demora sempre alguns segundos a ligar-se à rede.
Depois de estar ligado à rede, o Tor mostra a página principal em que o motor de busca é DuckDuckGo. Este serviço de busca anonimiza tudo o que os utilizadores procurarem e não guarda nenhuns dados relacionados com a actividade dos utilizadores.
2. Brave
O Brave é um browser de código aberto focado na velocidade e privacidade dos utilizadores.
O programa foi desenvolvido pelo criador da linguagem Javascript e fundador da Fundação Mozilla, Brendan Eich. A aplicação remove todos os rastreadores usados para servir publicidade dirigida.
A instalação do Brave é muito semelhante à de qualquer outro browser. Basta aceder ao site oficial do browser, descarregar o instalador, instalar e usar como qualquer outro browser.
3. Vivaldi
O Vivaldi é desenvolvido pela Vivaldi Technologies, uma empresa fundada pelos criadores do browser Opera. O Vivaldi oferece um conjunto de funcionalidades semelhantes às que se conseguem encontrar em qualquer outro browser. O que diferencia este browser dos outros, é limitar muito o funcionamento de todas as funcionalidades ligadas a actividades publicitárias, como anúncios, janelas popup e a transmissão dos dados dos utilizadores.
O Vivaldi também oferece funcionalidades de personalização, tradução de conteúdos e um cliente de email integrado o que permite usar o browser para muitas coisas sem necessidade de instalar addons ou aceder a serviços online.
4. Firefox
O browser Firefox é um programa de código aberto, desenvolvido pela Mozilla Foundation. Este browser começou a ser distribuído em 2004 e, desde essa altura, é um dos browsers mais populares em todo o mundo.
Ao contrário de outros browsers, como Chrome, Safari ou Edge, o Firefox oferece muitas funcionalidades que permitem proteger a privacidade:
Remove os rastreadores de publicidade
Impede a identificação do dispositivo
Bloqueia cookies
Alerta o utilizador para o acesso a sites que tenham sido comprometidos