Apple confirma data de lançamento do iPhone 14 com um evento presencial no Steve Jobs Theater

O convite criado pela Apple para este ano surge com o logo da maçã criado com recurso a estrelas e galáxias e as palavras 'Far Out', o que pode ser interpretado como 'algo que foge ao convencional'.

Depois de os iPhone 12 e 13 terem sido anunciados em eventos digitais, devido à pandemia de COVID-19, a Apple está de volta com uma apresentação física no auditório Steve Jobs Theater, na sede da marca. Este ano, porém, o WWDC também já tinha tido público no Apple Park, com sessões ao ar-livre e no interior.

A marca já enviou os tradicionais convites aos jornalistas que servem como teaser para o tema que vai dominar os anúncios de novos produtos – é quase certo que vamos ter novos Apple Watch (provavelmente, com uma versão Pro), a revelação final do iOS 16 e, claro, o iPhone 14.

Processadores A15 e A16 para diferentes modelos

Em 2022, a Apple deve apenas anunciar quatro modelos, já que a versão Mini, devido aos fracos resultados de vendas, foi descontinuada; a marca vai centrar a sua aposta em ecrãs maiores, por isso, o “menu” de iPhone para 2022 deve contar com os modelos de 6,1 (base e Pro) e de 6,7 polegadas (Max e Pro Max).

Na escolha dos processadores para a nova gama de iPhone, há uma dúvida: rumores indicam que a Apple vai manter o A15 do iPhone 13 no iPhone 14 e 14 Max e apenas actualizar para o A16 nas versões Pro.

De resto, os smartphones vão contar com as habituais melhorias que acontecem de um ano para o outro: fotografia, bateria e desempenho geral; contudo, este ainda não deve ser o ano em que a Apple muda para USB-C e deixa o Lightning.

Adeus, notch: câmara frontal do iPhone 14 é punch-hole

Outra das mudanças estará no notch: este elemento de design introduzido pelo iPhone X, e copiado de forma repetitiva por várias marcas que usam Android, desaparece no 14; a solução será colocar a câmara frontal a “flutuar” no ecrã (punch hole), como sugere este vídeo do site MacRumors:

Quanto ao teaser criado pela Apple para este ano, o convite surge com o logo da maçã criado com recurso a estrelas e galáxias, no que parece um nod às fotografias tiradas recentemente pelo telescópio espacial James Webb. Aqui, lê-se ‘Far Out’, o que pode ser interpretado como ‘algo que foge ao convencional’.

©Apple
©Apple

Pode haver surpresas no dia 7 de Setembro?

O anúncio dos novos iPhone 14, Apple Watch e iOS 16 (se não houver mais surpresas, como um primeiro olhar para um smartphone dobrável da Apple ou óculos de realidade aumentada) acontece dia 7 de Setembro (Quarta-Feira) pelas 18 horas de Portugal.

Como é habitual, o evento será transmitido no site oficial da Apple e também no YouTube, onde já está uma nota de calendário que remete para esse momento.