WWDC2022: Apple apresenta novos MacBook Pro e Air com M2; próximo sistema operativo será o Ventura

Além do Ventura e dos novos Mac, a Apple mostrou ainda como vai ser o iOS 16.

©Apple
©Apple

Na sua conferência anual para programadores, a Apple centrou as apresentações nas novidades de software, com o anúncios das betas para iOS, iPadOS (as versões 16) e WatchOS (9).

Neste campo, a marca da maçã revelou ainda as primeiras imagens e características do seu próximo sistema operativo para computadores Mac, que desta vez recebe o nome Ventura, uma cidade costeira da Califórnia.

Entre as principais novidades do novo macOS, está o Stage Manager, uma funcionalidade de multitasking que permite agrupar as janelas que tivermos abertas e gerir o desktop – é uma forma de ajudar o utilizador a focar-se no que está a fazer.

©Apple | macOS Ventura
©Apple | A primeira beta do macOS Ventura chega esta semana.

Software à parte, a Apple confirmou que os novos MacBook Pro e Air vão receber o chip M2, com as habituais promessas de reforço de desempenho. No caso do Pro, a marca fala num aumento de 39% no processamento de imagens (em relação ao M1); sobre o Air, no desempenho multithread, é garantido um aumento de 18%.

O MacBook Pro (com ecrãs de 13, 14 e 16 polegadas) com M2 terá ainda uma autonomia de vinte horas, até 24 GB de memória, um disco SSD com um máximo de 2TB, um ecrã com brilho até 500 nits e Wi-Fi6.

©Apple
©Apple | Estas são as principais características dos novos MacBook Pro com M2.

Já os próximos MacBook Air vêm com ecrãs de 13,6 polegadas, Mag Safe (algo que os anteriores modelos não tinham), uma webcam 1080p que a Apple diz ter o dobro da resolução do modelo anterior.

Os preços começam nos 1529 euros para o Air e 1699 para o Pro; todos os modelos chegam a Portugal em Julho. Para conhecer em detalhe todas as novidades de hardware e software anunciadas na WWDC2022, pode ver o vídeo do evento aqui.