Intel lança, oficialmente, aquele que considera ser o processador desktop mais rápido do mercado

A Intel lança, oficialmente, o novo Core i9-12900KS, que é considerado como o processador desktop mais potente do mercado. Este já se encontra à venda na Europa a 855 euros.

Depois de lhe darmos a conhecer que já existem retalhistas nos EUA que estão a comercializar o novo Intel Core i9-12900KS, chegou a vez da Intel lançar, oficialmente, o seu novo processador topo de gama, que segundo o próprio fabricante, deverá ser o processador de desktop mais rápido do mercado.

Esta afirmação até pode ser considerada como verdadeira, especialmente se tivermos em conta que o seu grande rival, o futuro AMD Ryzen7 5800X3D, só deverá ser lançado duas semanas após o lançamento oficial do novo modelo da Intel, que por sua vez está agendado para o próximo dia 5 de Abril.

Da nossa parte, estamos a fazer os possíveis para obtermos um exemplar de cada, para podermos comprovar qual dos fabricantes poderá reclamar o título de melhor processador desktop do mercado. De resto, com este anúncio da Intel conseguimos confirmar aquilo que já se tinha verificado na página da venda do processador na Newegg.

Ou seja, estamos realmente perante um processador que manterá a estrutura híbrida, composta por 8 núcleos P que funcionam entre os 3.4 e 5.5 GHz, 8 núcleos E de 2.5 a 4.0 GHz, 16 threads, PBP (Processor Base Power) de 150W e MTP (Maximum Turbo Power/PL2) de 241W, 14 MB de cache L2 e 30 MB de cache L3 e controladora gráfica UHD Graphics 770.

Este processador será compatível com todas as motherboards equipadas com chipset Intel Z690, desde que estejam a usar a BIOS mais recente, e serão compatíveis tanto com memórias DDR4 a 3200 MT/s, como memórias DDR5 a 4800 MT/s. O preço anunciado pela Intel é de 739 dólares, estando alguns retalhistas europeus a anunciar um PVP de 855 euros.