PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: O meu iPhone por um rim
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Praia das Maçãs > O meu iPhone por um rim
OpiniãoPraia das Maçãs

O meu iPhone por um rim

Pedro Aniceto
Publicado em 8 de Janeiro, 2022
Tempo de leitura: 3 min

Uma pessoa arrisca-se a morrer e a não ver de tudo… esta semana foi notícia o lançamento que a Apple vai efectuar de um serviço de auto-reparação de alguns modelos iPhone, coisa que muito honestamente jamais pensei vir a ser realizado, face à experiência de muitos anos com este fabricante e à sua rígida postura no fornecimento de peças sobressalentes para os seus produtos, bem como à disponibilização de serviços que nunca passaram de miragens para o consumidor português.

- Publicidade -

Em teoria, a operação passa pela disponibilização de manuais de assistência técnica para dois modelos específicos de telefones (os dois últimos) e pelo lançamento de uma loja de peças. Este plano, que para já se cinge aos Estados Unidos, virá posteriormente a ser alargado a outros países, bem como a computadores da geração M1.

Mesmo que se não esperem milagres em termos de preço, ter acesso a peças originais é já bastante bom, sobretudo em termos de displays (claramente os mais desejados pelos consumidores inconsoláveis) e de boards, que até aqui tinham acesso vedado a Centros de Assistência Autorizados. Se bem conheço os processos, podem já despedir-se de qualquer garantia em termos de self-repair e decerto haverá crédito para atribuir em futuras compras para quem devolva peças para “reciclagem”. As aspas que coloquei não são inocentes. Nos processos de reparação da Apple, há muitos exemplos de peças substituídas (que os reparadores devolvem à empresa fornecedora) que são recondicionados e reintroduzidos no mercado. Isso, aliás, deu já origem a autênticas “novelas” de conflito, no passado.

Na verdade, é uma boa notícia para alguns reparadores de menor envergadura, mas que ainda assim conseguem providenciar um serviço de qualidade com peças oriundas de mercados terceiros. A assistência técnica a telefones é um mercado muito interessante, a dimensão da base instalada é colossal (sobretudo se vista na perspectiva global) e este gesto, se implementado em território português, é uma boa resposta ao “direito à reparação” do consumidor comum que não se atemoriza com delicados circuitos e componentes.

Obviamente que, para a grande massa de clientes, os reparadores oficiais continuarão a ser a resposta mais óbvia da marca às suas necessidades. Pelo menos até lhes ser pedido “um rim” pela substituição de um telefone com avaria de hardware ou por um display quebrado.

- Publicidade -
Etiquetas:AppleiPhoneOpiniãoServiço de auto-reparação
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Freepik | Inteligência Artificial
O Que Vem à RedeOpinião

A prisão invisível

Tempo de leitura: 3 min
Há Uma App Para TudoOpinião

Ó meu Santo António

Tempo de leitura: 2 min
©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}