KFA2 Gaming Keyboard STL-03

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

A KFA2, designação europeia da Galax, é uma marca já reconhecida pelas suas placas gráficas equipadas com GPUs da Nvidia, como a GeForce RTX 3070 Ti SG e a GeForce RTX 3060 EX, testadas anteriormente. Conforme anunciámos recentemente, a KFA2 decidiu expandir o seu portefólio, tendo entrado recentemente no mundo dos periféricos de Gaming, sendo este teclado, o STL-03, um dos primeiros dispositivos que recebemos para teste.

Como seria de esperar, e tendo em conta o seu reduzido preço, este teclado utiliza um chassis maioritariamente em plástico, embora esteja presente uma cobertura cinzenta com uma textura que tenta imitar metal. O resultado é interessante e apelativo, conferindo um visual mais premium do que é na realidade. De resto, em termos de corpo, temos um cabo USB 2.0 com 1.3 metros de comprimento, e dois apoios no painel inferior, que permitem aumentar a inclinação do teclado, tornando-o mais ergonómico.

E já que falamos em ergonomia, convém referir que a KFA2 decidiu incluir um apoio de pulsos em gel, como acabamento em tecido, que embora não tenha forma de encaixe directo com o teclado, tem uma base em borracha para impedir que este se desloque durante a sua utilização. Igualmente presente na caixa está um pequeno folheto que serve de manual de instruções, tendo presente as principais características técnicas deste teclado.

Teclado mecânico

Tanto para este modelo como para o STL-01, outro modelo da família de teclados de Gaming, a KFA2 utilizou botões da Outemu, na sua variante azul. Estes, que são clones quase perfeitos dos populares Cherry MX Blue, têm uma actuação “clicky”, ou seja, exigem uma determinada pressão para a sua actuação, existindo um som tipo clique que confirma a sua actuação. À semelhança dos botões originais, estes Outemu Blue exigem uma força de actuação de 55 g (+/- 5g), tendo estes um ponto de actuação maior, de 2,2 mm (+/- 0.6 mm), o que por sua vez ajuda a evitar a pressão de teclas erradas.

Costuma-se dizer que as teclas clones dos Cherry MX Blue têm, como principal contrapartida, a pouca durabilidade das mesmas, algo que, segundo as características anunciadas pela KFA2, não é assim tão significativo, uma vez que estes botões Outemu Blue estão certificados para 50 milhões de actuações, face aos 80 milhões anunciados pela Cherry para os seus modelos equivalentes. Ou seja, não terá que se preocupar, durante largos anos, com a rapidez e precisão destes botões.

Mas também, em último caso, poderá tirar partido de uma das grandes vantagens deste STL-03 da KFA2, o facto de os botões poderem ser totalmente removidos e substituídos por outros, estando presentes 8 botões Outemu Black (bem como uma ferramenta para a sua substituição), de actuação linear e mais silenciosa, caso deseje silenciar os botões mais utilizados, como os WASD e as setas direccionais.

Utilização

Seja qual for a sua opção, estas teclas garantem uma actuação rápida e precisa, ideal para os adeptos de videojogos mais exigentes, como os de FPS (First Person Shooter). Isto não significa que este teclado não seja indicado para os restantes, mas deverá ter em conta que devido ao tipo de actuação destas teclas Outemu Blue, recomendamos a sua utilização apenas em locais onde esteja isolado, e não em escritórios ou em espaços que partilhe com outros utilizadores, pois estes poderão queixar-se do ruído do seu teclado.

Falta referir a utilização das teclas de função “Fx”, que em combinação com a tecla “FN”, permitirão aceder a atalhos de aplicações (como calculadora, explorador de ficheiros e outros), atalhos multimédia (regular volume, pausa/play e outros), bem como ajustar o brilho, velocidade e os efeitos do sistema de iluminação RGB presente neste teclado. Sim, este teclado nunca poderia ser considerado como um verdadeiro teclado de Gaming se não tivesse presente um sistema de iluminação RGB.


Distribuidor: KFA2
Site: kfa2.com
Preço: €64,90


Ficha Técnica

Tipo de teclado: Mecânico
Tipo de teclas: Outemu Blue
Teclas Macro: Sim
Teclas de Multimédia: Sim
Ligações: USB 2.0
Dimensões: 425 x 120 x 30 mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version