PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Modatta cria app que ajuda a proteger e a ganhar dinheiro com os dados
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > Modatta cria app que ajuda a proteger e a ganhar dinheiro com os dados
Startup

Modatta cria app que ajuda a proteger e a ganhar dinheiro com os dados

Mafalda Freire
Publicado em 31 de Outubro, 2021
Tempo de leitura: 5 min

A Modatta possibilita que qualquer pessoa transfira os seus dados pessoais para o telemóvel, utilizando-o como uma fonte de armazenamento e garantindo o total controlo sobre a sua privacidade. A app «dá voz aos clientes, permite-lhes ter influência nas decisões das empresas e ainda participar em campanhas das suas marcas preferidas» ganhando dinheiro com isso – em média, entre duzentos a dois mil euros por ano, «valor que poderá ser mais alto com a adopção em massa da solução por parte das empresas», revela a tecnológica.

- Publicidade -

Rodrigo Moretti, co-fundador da startup, explica os objectivos da empresa: «A nossa missão passa por oferecer a possibilidade a qualquer pessoa de proteger os seus dados e saber que informações suas existem nas várias fontes, bem como decidir a forma como os dados são utilizados e processados pelas mesmas. Além disso, pretendemos promover relações positivas entre empresas e indivíduos, baseadas em privacidade e respeito, onde sempre que existir criação de valor todos ganham e onde as empresas só pagam se o objectivo de negócio for cumprido».

Eduardo Pinto Basto, co-fundador da Modatta, conhece Rodrigo Moretti desde o curso de Engenharia Informática: sempre tiveram «vontade de ter um negócio próprio». A ideia de criar a startup surgiu em 2018, quando o RGPD estava a ser implementado nas empresas. O responsável explica como tudo começou: «Tendo os dois um interesse enorme em blockchain, e na economia digital, apercebemo-nos de que tínhamos todos os ingredientes necessários para repensar a forma como as empresas utilizavam dados pessoais, colocando os indivíduos como peça central da solução, e potenciando a capacidade das empresas de encontrar e interagir com os seus potenciais clientes. Quisemos, assim, transferir para os utilizadores a decisão de deixar – ou não – que as empresas usem os seus dados e beneficiar directamente com isso».

Empresas e a segurança são também centrais
Eduardo Pinto Basto esclarece que a Modatta permite que as empresas criem campanhas de marketing digital e «façam uma segmentação da potencial audiência». Por outro lado, as marcas podem ter acesso a «geração de insights e de datapoints on demand, compra de datasets com consentimento» e ainda «aprender com os utilizadores da app através de questionários, cujos resultados poderão depois ser usados para retargetting». As empresas beneficiam também de «um maior controlo sobre o seu retorno sobre o investimento, uma vez que só pagam pelas interacções finalizadas», refere.

Para a garantir a segurança, além dos dados serem armazenados no dispositivo do utilizador, Rodrigo Moretti salienta que a «startup utiliza criptografia avançada em todas as comunicações». As interacções «são acompanhadas de um formulário de consentimento que explica, de forma clara e simples, que dados serão utilizados, por quem e por que motivo».

De Portugal para o mundo
O co-fundador refere que a internacionalização está nos planos da Modatta: «Queremos chegar a Espanha, à Alemanha e ao norte da Europa já durante o próximo ano. Depois disso, abrir para o resto da Europa e partir para destinos como Reino Unido, Brasil e Estados Unidos».

- Publicidade -

Neste momento, a empresa tem «quatro campanhas activas» e está «a preparar campanhas para serviços digitais, seguradoras, cadeias de ginásios, lojas de retalho online e marcas internacionais com forte presença em Portugal», diz Eduardo Pinto Basto. Sobre o futuro, o responsável afirma que passa por uma ronda de financiamento: «Estamos neste momento a trabalhar com os nossos parceiros numa ronda de investimento de dois milhões de euros, que nos dará capacidade de acelerar o nosso plano de entrada e expansão de mercado. Temos como objectivo chegar a mais de 250 mil utilizadores em Portugal até o final deste ano, e atingir a meta de um milhão de utilizadores antes do final de 2022».

- Publicidade -
Etiquetas:DadosempreendedorismoinovaçãomarketingModattaStartup
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}