PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Investigações em Alzheimer, gestão de medicamentos, isolamento térmico e turismo ganham no Born from Knowledge Ideas
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Inovação > Investigações em Alzheimer, gestão de medicamentos, isolamento térmico e turismo ganham no Born from Knowledge Ideas
InovaçãoNotícias

Investigações em Alzheimer, gestão de medicamentos, isolamento térmico e turismo ganham no Born from Knowledge Ideas

Ricardo Durand
Publicado em 29 de Outubro, 2021
Tempo de leitura: 3 min
©BfK | All.iN
©BfK | All.iN

O programa Born from Knowledge Ideas, que tem o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI) e que tem como objectivo «impulsionar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial» anunciou os vencedores da segunda edição de 2021.

- Publicidade -

Estes projectos (todos universitários) têm acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia durante três meses para desenvolver os produtos e a estratégia de negócio. Nesta fase, a mentoria está a cargo de «empreendedores, entidades parceiras da ANI e empresas».

Termy.co (Escola Superior Artística do Porto), All.iN (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril), Balvia Care (Instituto Politécnico de Bragança) e Pick yoUR bRain (Universidade de Coimbra) foram as ideias vencedoras.

A Termy.co ganhou com o projecto Hora Témica, que tem como base a produção de «placas de isolamento térmico com base em resíduos industriais e agrícolas, inoculados com micélio» para ajudar construtores e arquitectos a criar «habitações saudáveis com pegada ecológica negativa», explica Samuel Kalika, um dos responsáveis pela ideia;

Já o All.iN quer criar pacotes e serviços inclusivos de turismo e do Politécnico de Bragança chega o Balvia Care, uma ideia para ajudar os idosos na «gestão de medicamentos e aumentar a adesão às prescrições médicas» com a ajuda de um dispensador, uma smart band, app, site e um «sistema inteligente na nuvem».

Recentemente, o CeNTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes) e mais duas empresas nacionais (Neutroplast e BeyonDevices) apresentaram um recurso em linha com o Balvia Care: a etiqueta digital e inteligente Dosea para colar nas caixas de medicamentos e que, entre outras funcionalidades, permite avisar para a toma dos fármacos.

- Publicidade -
©BfK
©BfK | A Universidade de Coimbra ganhou o prémio na categoria de Saúde e Bem-Estar com o projecto Pick yoUR bRain.

Finalmente, e anda no campo da medicina, o Born from Knowledge Ideas distinguiu a plataforma Pick yoUR bRain (com algoritmos de inteligência artificial), cujo objectivo é «reduzir eficazmente os custos de desenvolvimento de novos tratamentos para doenças neurológicas» – Parkinson e Alzheimer.

No final da segunda edição de 2021 do Born from Knowledge Ideas, João Borga (membro do conselho de administração da ANI), destacou a importância que a competição tem ganho nos último anos: «Há cinco anos, tínhamos de bater às portas, solicitando às instituições de ensino superior para mostrarem os seus projectos. Hoje, esse processo é já natural».

- Publicidade -
Etiquetas:Born from Knowledgeinovaçãotecnologia
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Inteligência ArtificialNotícias

Evaristo é o «primeiro» chatbot de IA aberta para a língua portuguesa

Tempo de leitura: 1 min
WhatsApp
Notícias

O WhatsApp vai começar a mostrar publicidade aos utilizadores

Tempo de leitura: 3 min
Anker Sleep A30
MultimédiaNotícias

Anker lança Auriculares para dormir com cancelamento activo de ruído

Tempo de leitura: 3 min
©Universidade de Coimbra
Inteligência ArtificialNotícias

Universidade de Coimbra abre Licenciatura e Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Tempo de leitura: 1 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}