Google e Fundação para a Ciência e a Tecnologia apoiam projectos portugueses de inteligência artificial

FCT e Google vão distribuir dois milhões de euros para projectos de IA ao longo de dois anos.
©Maximalfocus
©Maximalfocus

Processamento de Língua Natural e IA Responsável serão as primeiras áreas de investigação a receber um apoio de dois milhões euros que a Google e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vão dar a projectos nacionais.

Para terem acesso a este fundo que vai «potenciar o desenvolvimento de projetos nacionais de investigação em inteligência artificial», as empresas têm de se inscrever no concurso que a FCT vai lançar em Setembro.

Os dois milhões de euros serão distribuídos ao longo de dois anos: numa segunda fase, o objectivo é «aumentar e alargar» a iniciativa para criar um «ecossistema» dê apoie as «actividades de investigação e inovação em IA em Portugal».

Para FCT e Google, o desenvolvimento de projectos de IA as áreas de Processamento de Língua Natural e IA Responsável permite «disponibilizar em grande escala o acesso à informação e a comunicação entre idiomas, culturas e competências».

Ambas apontam ainda dois casos de sucesso nacionais nestes campos: Unbabel e Priberam – esta última lançou recentemente a versão 11 do FLiP.