Hackers aproveitam estreia da nova temporada de Rick and Morty para lançar ataques de phishing

Para dar credibilidade a este ataque, os hackers mostravam alguns segundos de um episódio real da nova temporada.
©Dan Harmon / Justin Roiland
©Dan Harmon / Justin Roiland

A denúncia é da Kaspersky. A marca russa de segurança alertou para o facto de a estreia da nova temporada da série animada Rick and Morty estar a ser usada como isco para «fraudes online».

Segundo a empresa, esta foi a oportunidade para que ops cibercriminosos lançassem ataques em «várias plataformas de entretenimento», com dois modus operandi: a partilha de episódios pirata de Rick and Morty que na verdade eram ficheiros maliciosos.

A Kaspersky descobriu ainda sites de phishing, para roubar dados e logins de utilizadores, que pensavam estar a entrar numa plataforma legítima de streaming ou de outras que prometiam o acesso ao download dos episódios.

©Kaspersky | Os hackers prometiam acesso à nova temporada de Ricky and Morty, o que nunca chegava a acontecer.

Para dar credibilidade a este ataque, os hackers mostravam alguns segundos de um episódio real da nova temporada; depois pediam que os utilizadores e registassem para ter acesso completo, incluindo com os dados do cartão bancário.

Num ano, os investigadores da Kaspersky encontraram cerca de 350 ficheiros “disfarçados” desta série: «Todos distribuíram vários tipos de malware – incluindo exploits e ransomware sofisticado», conclui a marca russa.

Exit mobile version