A versão 90 do Microsoft Edge chegou ontem e traz um novo modo para crianças

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Introducing Microsoft Edge Kids Mode

A par do Google Chrome, a Microsoft começou a disponibilizar ontem a versão 90 do seu browser Edge. A principal novidade nesta nova versão é o modo de navegação para crianças, que, infelizmente, ainda não está disponível no nosso país.

Como o nome indica, este modo de utilização para crianças tem como objectivo manter as crianças o mais seguras possível enquanto navegam pela Internet. Nesta nova versão também foi incluída a funcionalidade de monitorização de passwords, que lhe permite ver se as credenciais que usa em sites e serviços foram divulgadas e ainda uma funcionalidade de busca na lista de favoritos.

O modo de navegação para crianças liga o sistema de inibição de rastreamento online para o valor máximo. Isto serve para melhorar a privacidade e minimiza o aparecimento de anúncios personalizados. Outra funcionalidade que é ligada automaticamente neste modo de funcionamento é o Bing Safesearch, que limita o aparecimento de resultados de buscas que incluam conteúdos para adultos, como texto, fotos e vídeos. O modo de utilização para crianças arranca com cerca de 70 sites verificados, mas a lista pode ser editada pelo utilizador para adicionar ou remover sites.

Se uma criança tentar aceder a uma página que não esteja aprovada, será mostrado um ecrã que lhe diz que não poderá ver essa página ainda. Este ecrã tem um aspecto amigável em vez dos ecrãs de aplicações que limitam a navegação, que são um pouco mais agressivos.

Ao configurar o modo de navegação para crianças, pode escolher entre dois intervalos de idade, dos 5 ao 8 anos ou dos 9 aos 12 anos, para personalizar a experiência de navegação. Se o modo estiver definido para a faixa etária dos 9 aos 12 anos, aparecerá um feed de notícias escolhidas para crianças com essas idades. Os artigos são seleccionados a partir do site MSN for Kids e incluem tópicos, como animais, ciência e factos engraçados.

As crianças podem personalizar a experiência de navegação com temas diferentes, incluindo baseados em filmes como ‘À procura de Nemo’, ‘A Pequena Sereia’ e ‘Coco’. A Microsoft diz que serão lançados mais temas em conjunto com a Disney/Pixar nos próximos meses.

Outra funcionalidade do novo Edge, versão 90, é o monitor de de passwords, que notifica o utilizador se alguma das credenciais que usa em serviços online apareceram em bases de dados de credenciais roubadas.

Por fim, agora é possível fazer buscas directamente no histórico de navegação usando uma linguagem mais natural.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version