Sete anos depois…

Hoje temos o caso Snowden (sete anos depois) e ainda as novas regras do Facebook que estão a afectar muitos artistas.
Brett Jordan/Unsplash

Começo pelo caso Snowden: finalmente, sete anos depois de ter denunciado as práticas de espionagem da NSA e de ter de fugir do seu país por causa isso, os tribunais americanos consideraram essas mesmas práticas como ilegais (bit.ly/32H413V). Isto é uma boa notícia e abre um precedente para que estejamos atentos a outras tentativas de outros países de tentarem práticas semelhantes.

Já do Facebook temos muito más notícias. A rede social está a bloquear todas as transmissões em directo de músicos que querem partilhar a sua própria música com a comunidade (bit.ly/3mI2Ucq). Na mensagem de bloqueio é dito que se deve a direitos de autor, mas como se é o próprio artista que esta a fazer o directo? Pura e simplesmente não há critério e aqui é que está o problema de se colocarem bots a avaliar estas situações.

Como notas finais, a amnistia internacional está a recolher assinaturas para que os Estados Unidos deixem cair as acusações sobre Julian Assange. Podem ver a argumentação e assinar, caso concordem, em bit.ly/35MF88V.