OpiniãoQuinta coluna

Arquivos e bibliotecas piratas

Numa altura que nos devíamos ajudar uns aos outros, e não olhar para a ganância, eis que estas editoras americanas se lembraram de processar o Internet Archive.

Olá a todos. As editoras lembraram-se de processar o Internet Archive, pondo assim em risco a sua existência (bit.ly/2Nny74h). Em Março, o Internet Archive criou um novo serviço nos EUA para pessoas sem acesso a bibliotecas ou a livros educativos, devido à COVID-19: a Biblioteca Nacional de Emergência. São perto de 1,4 milhão de livros que estão disponíveis para qualquer pessoa fazer download e ler, até o fim de Junho (ou ao fim da crise de pandemia do coronavírus nos EUA), segundo anúncio no seu site.

Nem numa altura que nos devíamos ajudar uns aos outros, e não olhar para a ganância, eis que estas editoras americanas se lembraram de processar o Internet Archive, um dos poucos sítios onde a Internet e a cultura são abertas e que chega a todos de forma igual. Enfim…

Deixo-vos ainda um artigo muito bom sobre como os sistemas de vigilância são perigosos, principalmente nesta altura de pandemia, que serve de desculpa para os implementar e como estão a ser usados contra os manifestantes das mais recentes manifestações anti-racistas nos EUA: bit.ly/2NatOsP. Na mesma onda, e em relação às apps de tracking de pessoas por causa do coronavírus, vejam o site rastreamento.pt criado pela D3.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×