Samsung inicia produção de Exynos 992 em 5nm

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Com a aproximação do lançamento oficial do novo Galaxy Note 20, agendada para o mês de Agosto, a Samsung anunciou que vai iniciar a produção do SoC (System-on-Chip) que será utilizado neste equipamento, o novo Exynos 992. Se, até ao momento, tudo indicava que este seria uma mera evolução do actual Exynos 990 utilizado na gama Galaxy S20, parece que afinal vão existir algumas novidades.

Logo para começar temos a evolução no processo de fabrico, que passa dos anteriores 7 nm para 5nm, ambos recorrendo ao processo de litografia EUV (Extreme Ultra Violet), que será fundamental para garantir o aumento da eficiência do sistema do processador em 20% face ao actual Exynos 990.

Este SoC utilizará núcleos ARM Cortex-A78, bem como um GPU Mali-G78 que, por sua vez, oferecerá um aumento de desempenho em torno de 25% face à controladora gráfica Mali-G77 actual.

Este SoC será produzido na fábrica da Samsung em Hwaseong, na Coreia do Sul, demonstrando assim estar à frente da rival TSMC (Taiwan Semiconductor Manufactoring Company), que só deverá iniciar a produção de componentes semicondutores a 5nm EUV durante 2021.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version