PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: App portuguesa quer facilita deslocações em todo o mundo
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > App portuguesa quer facilita deslocações em todo o mundo
Startup

App portuguesa quer facilita deslocações em todo o mundo

Mafalda Freire
Publicado em 11 de Abril, 2020
Tempo de leitura: 5 min

A ideia para a criação de uma app de mobilidade que, além de permitir planear as viagens com a indicação dos trajectos, misturando os mais diversos formas de transporte, e em que ao mesmo tempo fosse possível a compra de bilhetes, surgiu de uma necessidade que Paulo Ferreira dos Santos, CEO e fundador da Ubirider, sentiu em viagem: «A de poder utilizar a rede de transportes públicos de cada local com mais facilidade, o que não acontecia devido a sistemas de bilhética e experiências completamente diferentes», explicou o responsável.

- Publicidade -

Foi esta oportunidade de negócio que o empreendedor viu e que «aliada à evolução da tecnologia dos smartphones, dos serviços cloud e aparecimento das fintech, permitiu que a ideia que deu origem à Ubirider crescesse e ganhasse forma».

Uma solução abrangente
A startup do Porto quer criar uma «mobilidade integrada e global», reduzindo «a fragmentação e complexidade da (des)informação existente, tornando-a universal e acessível em todo o lado e a qualquer pessoa», salientou Paulo Ferreira dos Santos. O CEO disse ainda qual o papel da empresa: «Vemo-nos como um agente de conexão entre os viajantes e os prestadores de mobilidade, e temos como objectivo criar e manter uma simbiose benéfica para ambos». Assim, a solução que a Ubirider está a desenvolver é «um sistema abrangente que toca vários stakeholders».

A Pick é a interface dos viajantes, «que permite planear e comprar bilhetes de uma forma multimodal, em todas as redes de transportes públicos, dos mais tradicionais aos emergentes, como bicicletas, trotinetes, TVDE, etc.; em qualquer cidade ou entre cidades. A mesma experiência de viagem em todo o lado, com a mesma app», referiu o responsável.

Já do lado dos operadores, há a Pick Hub, uma plataforma de gestão da operação com dados em tempo real, controlo dinâmico e flexível de bilhética, comunicação com os passageiros, informação do fluxo dos passageiros, que «permite assim ao operador tomar decisões estratégicas mais rápidas e em segurança». Por último, está também planeada a Pick Business, «que é uma extensão da Pick Hub para as empresas gerirem a mobilidade dos seus trabalhadores de forma descomplicada e autónoma», disse.

A principal vantagem da Pick em relação a outras soluções de mobilidade, como o Google Maps, é a «agregação dos pagamentos de viagens ao modo de planeamento em conjunto com o facto de fazer o cross border entre cidades, abrangendo mobilidade urbana, suburbana e de longa distância e permitindo viagens multimodais e intermodais», referiu Paulo Ferreira dos Santos. Relativamente aos operadores integrados na rede, «estes podem realmente conhecer os padrões de viagem dos seus utilizadores e estarem mais próximos dos mesmos. Não existe a necessidade de custos de novas infraestruturas e apenas cobramos uma comissão na venda de cada bilhete emitido», destacou.

- Publicidade -

A Pick é assim um mobility-as-a-service e «um enabler de uma mobilidade mais sustentável, pois abre uma porta onde viajar nos meios de transporte se torna simples». O nome da app da Ubirider é uma homenagem a Frank Pick, o criador do Metro de Londres e do famoso TubeMap.

Sempre a crescer
Foi com o apoio e investimento do Grupo Barraqueiro e da empresária Beatriz Barata que a startup cresceu nestes últimos anos, mas «2020 irá ser um ano de crescimento exponencial para a Pick, com a integração de cada vez mais operadores». De momento, é possível comprar bilhetes para viajar no Royal Express e para os circuitos Sightseeing Hop On Hop Off do operador Scotturb mas o fundador da Ubirider revelou que, que já estão «a implementar a rede urbana de autocarros» dessa empresa e que assinaram «contrato com a Cityrama».

A internacionalização faz parte dos planos, disse Paulo Ferreira dos Santos: «A Pick tem potencial para se expandir a nível mundial e esse é claramente um dos nosso objectivos». Para já, além de Portugal, a startup está a trabalhar com a plataforma espanhola Movelia, que irá permitir «vender bilhetes de autocarro em toda a Espanha», o que marca «o primeiro passo no mercado internacional» da Ubirider.

- Publicidade -
Etiquetas:App MobileCloudempreendedorismoGrupo BarraqueiroMobility-as-a-ServicePickPick BusinessScotturbStartupUbiriber
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}