OpiniãoQuinta coluna

Os torrents estão de volta

Uma reflexão sobre as plataformas de streaming e a pirataria.

Netflix Mobile

Olá a todos. Parece que a pirataria de filmes e séries está a crescer novamente e as produtoras andam feitas baratas tontas sem perceber porquê. Eu explico: estão a cometer o mesmo erro do passado em separarem-se. Enquanto, até aqui, havia 2/3 empresas de streaming no mercado com um catálogo gigante de filmes e séries para ver, agora são várias e dividem entre si esse mesmo catálogo.

O que as pessoas querem é ter acesso aos conteúdos de forma rápida, eficaz e a um preço justo. Ao começarem a aparecer cada vez mais produtoras a criarem plataformas de streaming, as pessoas, em vez de subscreverem todas, recorrem à pirataria, como no passado. Isto acontece, não só porque as várias mensalidades juntas tornam o conteúdo muito caro, mas também porque é muito mais difícil procurar o conteúdo desejado – tudo por causa da ganância de não quererem partilhar royalties com as plataformas já existentes. Existe um vídeo de duas partes criado pela copy-me de 2015 que explica isso muito bem: podem ver a primeira parte aqui e a segunda aqui.

Como notas finais, parece que a SPA ficou muito preocupada com o prejuízo causado à população pela greve dos motoristas de matérias perigosas. Esqueceram-se de que patrocinaram um grande roubo chamado ‘Lei da Cópia Privada’, esse sim, um grande causador prejuízos diários a grande parte da população… alguém que os avise disso.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×