OpiniãoQuinta coluna

A Web está de parabéns

Uma reflexão sobre a Web.

Web New

A Web fez, em Março, trinta anos, tantos quantos eu. E tudo começou com Tim Berners-Lee a propor uma forma melhor de organizar informação do CERN.

Esta solução, que viria a possibilitar a existência de Internet como a conhecemos hoje, transformou-se num último reduto da liberdade de expressão, onde todos praticamos o nobre acto da partilha de informação. Criou novos tipos de empregos e deu-nos a conhecer mentes brilhantes como Aaron Swartz, que “deu a vida” pela Internet ou Rick Falkvinge que fundou o primeiro Partido Pirata, entre muitos outros. Possibilitou-nos contactar com o mundo todo sem sair de casa.

Ok, estou a ser demasiado romântico com esta descrição da Internet. Sim, é verdade que muitas coisas más se passam na Internet também, desde os trolls, às burlas, das fake news, às mensagens de ódio. Mas não podemos culpar a ferramenta pelos actos dos seres humanos que a usam, nem podemos cortar as liberdades de todos por causa de meia dúzia. A Internet funcionou como um megafone que foi colocado a frente da cada pessoa, por isso tudo o que a sociedade sempre teve de bom e de mau foi ampliado de forma exagerada.

É por isto, e muito mais, que temos de continuar a lutar pela liberdade na Internet, por uma Internet sem fronteiras e sem bloqueios automáticos. É por isto que temos de continuar a repudiar leis como os artigos 13 e 11 da nova directiva do copyright da União Europeia e dar oportunidade para que os verdadeiros criadores de conteúdo cheguem ao público.

O que há de mau na Internet corrige-se da mesma forma que na sociedade: com educação, isto caso os governos realmente apostem verdadeiramente na educação.

 

 

 

PCGuia
André Rosa
Eu sou empreendedor, programador de apps mobile e de backends php e político. Fundador e Secretário Geral do Partido Pirata Português e Co-Fundador da Simdea.pt. Sou apaixonado pelo que faço, e adoro ajudar as pessoas. Nada é mais gratificante do que fazer parte de uma equipa com interesses semelhantes.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×