OpiniãoQuinta coluna

Quinta Coluna

Open-Source

Após conversas com colegas meus percebi que os conceitos sobre o que é o software livre (open source), e como funciona, ainda não foram entendidos pela maioria das pessoas.

Desengane-se o leitor que pensa que software livre significa ‘de borla’: simplesmente, a maioria do software livre é também de borla, o que às vezes leva a essa confusão. Mas também o existe software pago, só que a preços bastante mais acessíveis que os do software proprietário

O software livre significa ‘software com código aberto’ e assenta em quatro liberdades fundamentais: a liberdade de executar o software seja para o que for, a liberdade de estudar o funcionamento do software e de o adaptar, a liberdade de redistribuir o software e a liberdade de melhorar o software e tornar esses melhoramentos públicos.

Tudo isto permite a revisão e validação de segurança do código, bem como a investigação no âmbito em que se enquadra, e ainda o melhoramento e evolução do conteúdo, bem como avultadas poupanças em licenciamentos.

Como nota final, deixo-vos um documentário que todos deviam ver, para recordar o legado do Aaron Swartz que nos deixou há seis anos (bit.ly/2FvqUgn) e ainda dois grandes artigos: um sobre o estado da privacidade online (bit.ly/2MhYdUF) e outro sobre o porquê da importância de o Mickey estar quase a cair no domínio público (bit.ly/2CxseLI).

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×