OpiniãoQuinta coluna

Quinta Coluna

Parlamento Europeu New

Olá a todos. Temos novidades sobre a taxa dos links que estava a ser discutida no Parlamento Europeu e a resposta do GitHub à proposta europeia de criar uma máquina de censura na Internet.

Começo pelas novidades sobre a taxa dos links. Axel Voss, eurodeputado, o mesmo que já tinha dado luz verde às máquinas de censura na Internet, vem agora prenunciar-se sobre a proposta da Comissão Europeia para começar a cobrar taxas sobre links. E o que é que o senhor acha? Acha que a proposta devia ir mais longe, como se não fosse uma proposta por si só já bastante má.

Podem ver os pontos que o senhor quer acrescentar no artigo de Julia Reda: bit.ly/2EQo2pL. Mas de todos os pontos, o que mais me faz espécie é o que diz «Os sites de notícias» e as agências noticiosas «não devem oferecer licenças gratuitas», com a justificação de combater as fake news. No mínimo ridículo: isto é bloquear, à sociedade em geral, o direito a informação, com uma visão meramente capitalista e que não resolve nada.

Em relação a tentativa da comissão europeia de criar filtros para a Internet, vulgarmente conhecidos por ‘máquinas de censura’, o GitHub veio a terreno demonstrar como no caso deles esta lei os pode prejudicar (bit.ly/2HGGuUw), sendo que todas os problemas que apontam podem ser extrapolados para qualquer site ou serviço online.

Como notas finais deixo-vos um excelente artigo do Rick Falkvinge sobre o caso do Facebook e da Cambrige Analytica: bit.ly/2qEkT74.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×