Projecto “Beacon” permite o aumento da capacidade de transmissão de dados por satélite

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min
Instituto de Telecomunicações

Baseado numa arquitectura fotónica flexível, o “Beacon”, um projecto de I&D da União Europeia que conta com a participação do Instituto de Telecomunicações (pólo de Aveiro) e da startup Watgrid, prepara uma nova geração de satélites de telecomunicações, que se distingue pela maior capacidade de transmissão de dados. A tecnologia fotónica permite, ainda, a «redução do consumo de energia, do peso e do custo de lançamento».

A investigação surge no contexto do aumento exponencial da procura por banda larga de alta velocidade, processo que exige o desenvolvimento de satélites que garantam uma ainda maior conectividade de alta velocidade e uma ampla cobertura.

Refira-se que o “Beacon” – projecto concluído recentemente – se insere num consórcio internacional que inclui empresas do Reino Unido (Airbus Defense and Space, Gooch & Housego e aXenic), da Alemanha (IHP GmbH) e da Polónia (INPhotech).

Via Instituto de Telecomunicações (IT).

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version