OpiniãoQuinta coluna

Notícias europeias

Copyright

Olá a todos. Temos algumas noticias europeias, como estudos “perdidos” ou contraditórios, a proposta de defesa dos whistleblowers por parte do grupo onde esta o Partido Pirata e o muito mau artigo 13 da proposta de lei do copyright.

Começamos pelos casos caricatos dos estudos europeus que vieram a baila este mês.

Primeiro, temos o estudo encomendado pela União Europeia para perceber o impacto real da pirataria. Até aqui tudo bem, o problema é que quando vieram os resultados, trazia uma surpresa.

O estudo dizia que afinal a pirataria não era assim tão má como se diz e até ajuda o mercado, como não era o que a Comissão Europeia estava a espera “perderam” o estudo numa gaveta até hoje (bit.ly/2yvywuK). O outro estudo que surgiu também nos traz dados curiosos, pois diz que afinal muitos publishers são contra a taxa sobre os links, vá lá desta vez este não se “perdeu” (bit.ly/2zw9El4).

Entretanto, o grupo dos Verdes no Parlamento Europeu (grupo onde se encontra a única eurodeputada pirata) fez uma proposta para que os whistleblowers sejam protegidos em território europeu (bit.ly/2ytVwIZ). Uma boa medida e que já avançou para a fase seguinte (bit.ly/2yvi3GX) esperemos que seja aprovada no fim.

Por fim o artigo 13 da proposta de lei do copyright a nível europeu, a má notícia do mês. Este artigo coloca os prestadores de serviço de internet a vigiar os seus clientes, num claro desrespeito pela privacidade de todos nós (bit.ly/2ywYQoC).

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×