PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Quando eu era pequenino…
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Praia das Maçãs > Quando eu era pequenino…
OpiniãoPraia das Maçãs

Quando eu era pequenino…

O que era pequenino, cresceu, desenvolveu-se, tornou-se um gigante a quem as pessoas, muito naturalmente, compram coisas. Porque querem, porque lhe preferem as plataformas que lhes trazem oferta. Há um varapau lá, atrás, é um facto. Mas eu posso não ter medo.

Pedro Aniceto
Publicado em 21 de Abril, 2024
Tempo de leitura: 3 min
Hussam Abd/Unsplash

Quando eu era pequenino, isto é, quando era responsável por fazer crescer uma quota de mercado Apple deveras diminuta em território nacional, sonhava com o dia em que pudesse ser dominante. Bom, será manifesto exagero. Já ficaria feliz se a duplicasse a cada ano, o que ainda assim continuava a ser um sonho bastante audaz. Agora que já escrevi uma montanha de hipérboles, sou capaz de insistir no sonho que tinha, de impor regras, coisa que, quando se é pequenino, sabemos ser difícil de acontecer, a não ser que tenhas bons argumentos e um pau muito grande nas mãos para reforçar a posição de diálogo. Sim, é isso, as posições dominantes nos mercados dão-nos excelentes argumentos de negociação e têm ainda um efeito mais surpreendente no crescimento dos varapaus…

- Publicidade -

Não tenho pretensões a ser economista, estive quase sempre do lado que transforma a ficção em economia (são os mercados, totó!), mas irrita-me verdadeiramente que alguém passe uma vida a tentar conquistar território (e o consiga), chegue a uma altura em que um conjunto de pessoas (também com bons argumentos e poder) e diga ao conquistador: «Você veja lá isso, já tem território a mais e construiu um castelo quase inexpugnável, onde só entra quem você deixa, isso não pode ser…». Sim, é um pedacinho irritante: há anos que digo que as empresas e marcas crescem e conquistam terreno com as suas armas. Assim, seria normal que só deixassem brincar os outros meninos, impondo regras, por vezes duras e injustas, mas que são opcionais. Ninguém obriga ninguém a jogar à bola quando se não quer.

Tenho a certeza de que muitos leitores não concordarão em nada com esta minha tese e a Comunidade Europeia também não, dado que, depois de uma queixa do Spotify, multou a Apple em dois mil milhões de dólares – não tenho a certeza de viver anos suficientes para a ver pagar. Abuso de posição dominante, dizem os especialistas. Como se a posição dominante não fosse já tendencialmente abusiva… como se uma dada marca ou serviço, tivesse de obrigação de informar os seus clientes sobre outros locais de compra de produtos concorrentes (ou iguais, como no caso da música por streaming), coisa que não acontece, não ou acontecerá, em qualquer outra plataforma ou produto.

 

- Publicidade -
Etiquetas:AppleOpiniãouniao-europeia
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}