PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: O terceiro paradigma
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > O terceiro paradigma
O Que Vem à RedeOpinião

O terceiro paradigma

Gerar informação apelativa era um trabalho para criativos. Agora, é o futuro de engenheiros formados em inglês técnico.

Alexandre Gamela
Publicado em 23 de Julho, 2023
Tempo de leitura: 3 min
Rawpixel/Freepik

Imaginem um site que escreve artigos automaticamente a partir da pesquisa que fizeram. É esse o futuro. A inteligência artificial está a mudar a produção de informação mais rapidamente que a conseguimos consumir, numa sociedade em que metade das pessoas tem um nível de literacia abaixo do desejável.

- Publicidade -

A terceira revolução na interação com sistemas digitais está aí. Não acreditem em mim, leiam o Jakob Nielsen, que estuda há uns anos o nosso relacionamento com as máquinas.

Se os dois primeiros paradigmas de interacção ‘utilizador-máquina’ implicavam dar ordens específicas para gerar resultados, o terceiro trazido pela IA é diferente – já não precisamos de dar ordens; ‘pesquisa por’ (subentendido na caixa do Google) ‘receitas de polvo’ é substituído por ‘quero um prato de polvo à lagareiro para um almoço de amigos, um deles não come glúten’. O imperativo e exacto dá lugar ao narrativo e contextual.

Na realidade, esse é o caminho dos motores de busca, que deixarão de dar listas de resultados e gerar respostas com formatos aplicáveis: artigos, parágrafos com referências, manuais de instruções, etc.

Imaginem que querem saber quanto calça cada um dos craques do vosso clube e como isso afecta a eficácia de passe. É para um trabalho da escola. O departamento de marketing do patrocinador já compilou essa informação e, explicitando a nossa intenção, a IA até pode criar um histórico estatístico com gráficos dos pés 42 com maior percentagem de eficácia dos últimos quinze anos. É a primazia da engenharia do significado sobre a poesia.

Ainda de acordo com Nielsen, metade da população terá dificuldades em usar o novo paradigma da IA, assente numa interface verbal, por lhes faltar competências básicas de literacia. A IA vai trazer mais fake news, mas irá trazer também self made news. Até porque, como alguém disse, a IA não nos apresenta informação: apenas diz o que queremos ouvir.

- Publicidade -

Gerar informação apelativa era um trabalho para criativos. Agora, é o futuro de engenheiros formados em inglês técnico.

- Publicidade -
Etiquetas:IAInformaçãointeligência artificialOpiniãoSistemas digitais
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}