PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: «Em quatro a seis semanas encontramos soluções inovadoras com uma taxa de sucesso de 95%»
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > High-Tech Girl > «Em quatro a seis semanas encontramos soluções inovadoras com uma taxa de sucesso de 95%»
High-Tech GirlOpinião

«Em quatro a seis semanas encontramos soluções inovadoras com uma taxa de sucesso de 95%»

High-Tech Girl
Publicado em 8 de Setembro, 2019
Tempo de leitura: 5 min

Inspirada nos primórdios das redes sociais, criou a Inocrowd, uma plataforma que aproxima investigadores e organizações que necessitam de soluções inovadoras.

- Publicidade -

Como surgiu esta ideia?
A minha formação é na área da ciência farmacêutica, onde trabalhei durante quinze anos na investigação e ensaios clínicos. Ali percebi que, apesar de ser fundamental, a partilha de conhecimento não era suficiente.

Em 2008 decidi fazer um MBA em Gestão e Finanças. Foi a altura em que surgiram as redes sociais e o LinkedIn inspirou-me a pôr em prática, com a tecnologia que estava ao nosso dispor, esta ideia da partilha do conhecimento. No trabalho de final de curso, eu e mais dois colegas acabámos por criar uma plataforma que liga investigadores e pessoas com know-how com organizações que necessitam de soluções inovadoras. Comecei por pensar em voltar a plataforma mais para a área da saúde, mas os primeiros desafios acabaram por ser em outras áreas.

E como funciona?
Qualquer organização de qualquer sector pode colocar um desafio na Inocrowd (inocrowd.com.pt), que neste momento está completamente automatizada com Machine Learning e Inteligência Artificial. Quando se coloca um desafio, a plataforma escolhe entre a rede de 1,6 milhões de ‘solvers’ quem é que deve ser notificado. Os que tiverem uma solução, apresentam-na e dizem por quanto é que estão dispostos a vender a patente ou a transmitir o conhecimento.

Até agora, quando se tinha um problema, tentava-se resolvê-lo dentro da empresa e isso podia levar muito tempo. Neste momento podem colocar este problema na Inocrowd, que, por contar com esta vasta rede internacional, consegue num espaço de quatro a seis semanas encontrar soluções inovadoras e com uma taxa de sucesso na implementação de 95%.

Pode exemplificar alguns destes desafios?
A ANA, por exemplo, tinha um problema no aeroporto Francisco Sá Carneiro que dificultava que algumas aeronaves conseguissem localizar o primeiro sinal de GPS que levava a encontrarem a manga para a qual se deveriam dirigir. Isso provocava atrasos e custos elevados à ANA. O desafio foi posto na plataforma e em sete dias surgiram sete soluções, algumas delas caríssimas. A vencedora implicava um custo zero e identificou uma interferência de um radar do Porto de Leixões. O radar foi rodado quinze graus, não custou nada ao Porto de Leixões e resolveu-se um problema que se arrastava há anos.

- Publicidade -

Outra situação veio da Autoeuropa: para avaliar a soldadura mecânica dos carros tinha de fazer ensaios destrutivos. A solução veio de um investigador que já tinha resolvido um problema semelhante com asas de aviões da Airbus. A metodologia foi posta à prova, foi 100% eficaz e revelou que, não só se podia substituir o ensaio destrutivo, como era melhor a identificar falhas que o ensaio destrutivo não detectava.

Como fez para dominar algum conhecimento tecnológico?
Enfrentando desafios. Utilizei um programa na minha anterior plataforma que me deu muitos problemas – e quando se tem problemas e não se tem dinheiro para os resolver, uma pessoa, ou chora, ou resolve-os. Resolvi-os e aprendi. Posso não saber programar, mas sei por onde é que se deve ir.

Disse, uma vez, que não é fácil ser empreendedor, menos ainda quando se é mulher e na área das Tecnologias da Informação.
A maior parte dos CEO das empresas são homens e muitas vezes não nos levam a sério. Uma CEO de uma tecnológica, muito menos, sobretudo sendo uma farmacêutica a querer abrir uma tecnológica. Nunca me desculpei com isso. Estava claro para mim que tinha de ser 300% melhor que as outras pessoas e demonstrá-lo com trabalho. Assim, quando ia a uma reunião, ia muito bem preparada: estudava meticulosamente as empresas e sabia muito bem quem que estava à minha frente. Esta preparação, o planeamento e a antecipação foram, e são, fundamentais.

Quis também diferenciar-me de uma consultora e, em vez de entregar folhas de PowerPoint, apresentava soluções que fossem mesmo resolver problemas, fazendo com que, no dia a seguir, pudessem dizer: «É mesmo da Inocrowd que preciso, porque não estou a conseguir resolver esse problema».

- Publicidade -
Etiquetas:ANAHigh-Tech GirlInoCrowdinovaçãointeligência artificialMachine LearningTecnologias da Informação
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}