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A ler: Sistema da Bosch para localização de veículos desenvolvido com contributo de engenheiros portugueses
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PCGuia > Notícias > Sistema da Bosch para localização de veículos desenvolvido com contributo de engenheiros portugueses
Notícias

Sistema da Bosch para localização de veículos desenvolvido com contributo de engenheiros portugueses

Luis Vedor
Publicado em 27 de Novembro, 2018
Tempo de leitura: 3 min
Bosch 1
Bosch

Portugal está, desde 2015, envolvido no desenvolvimento do sensor de posicionamento e movimento do veículo da Bosch. Uma equipa de 25 engenheiros do centro de Tecnologia e Desenvolvimento em Braga foi responsável pelo desenvolvimento de hardware e pelas primeiras amostras funcionais para prova de conceito.

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A equipa, que deverá chegar aos 35 elementos, está actualmente a trabalhar no hardware e software do sensor da Bosch que permite que veículos autónomos determinem a sua posição de forma precisa. Este sensor inclui uma unidade receptora para os sinais GNSS, que os veículos autónomos usam para determinar a sua posição. Os sinais são fiáveis para os sistemas de navegação actuais, mas não para os veículos autónomos.

Por isso, a Bosch usa dados de várias fontes e iniciou a joint-venture Sapcorda em 2017. Com a ajuda de uma rede de estações terrestres, as posições precisas são conhecidas e consegue-se corrigir a informação de posicionamento do GNSS.

Mas os sinais de GNSS não são a única informação que o sensor de posição e movimento do veículo recebe: graças aos sensores de velocidade das rodas e de ângulo de direcção, sabe para onde o veículo se dirige e com que velocidade. Além disso, o sensor de movimento e posição do veículo possui sensores inerciais integrados. Assim como as pessoas se movimentam com a ajuda de seus sentidos de toque e equilíbrio, o sensor pode usar esses dados para saber qual a direcção do veículo.

Bosch 2
Bosch

Já o Bosch Road Signature é um serviço de localização baseado em mapas elaborados através dos sensores de proximidade instalados nos veículos. A Bosch oferece o serviço de forma integrada e em conjunto com a sua solução de localização baseada em sensores de movimento e posicionamento de veículo.

Sensores de vídeo e radar a bordo de veículos em movimento geram um mapa virtual, detectando características ao longo da via como linhas de faixas de rodagem, sinais de trânsito e rails de protecção.

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Neste sentido, os sensores de proximidade têm uma grande vantagem, uma vez que – ao contrário das câmaras – podem detectar características da estrada no escuro ou quando a visibilidade é reduzida. O seu alcance de detecção também é maior. Um módulo de comunicação do carro envia os dados relativos à estrada para a cloud, onde a informação é usada para gerar um mapa preciso.

Por sua vez, os veículos autónomos detectam as características da estrada onde circulam e consultam o mapa para ver se os sinais de trânsito ou rails de protecção que eles reconheceram correspondem aos registados na plataforma.

Essa comparação permite que os carros determinem com precisão a sua posição na estrada numa escala de centímetros.

Via Grupo Bosch.

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Etiquetas:BoschCloudGNSSPortugalsensortecnologia
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