A aplicação Joplin está disponível para instalar em diferentes sistemas operativos, como GNU/Linux, MacOS, ou Windows, incluindo sistemas móveis, como o Android ou iOS, a partir do sítio oficial https://joplinapp.org; dos repositórios das várias distribuições, no caso do GNU/Linux; ou das várias lojas de apps móveis. As notas são escritas em formato Markdown e podemos organizá-las através de pastas (notebooks) ou etiquetas (tags).
Tipos de notas
Na aplicação para computador, temos à nossa disposição um editor de texto que nos permite inserir hiperligações, mas também anexos relacionados com a nota que estamos a tirar. Estes ficheiros podem ser áudio, imagens, PDF ou outros documentos, vídeos e até mesmo desenhos ou gráficos feitos manualmente através da funcionalidade ‘Inserir desenho’, que abre um segundo editor especificamente para tal. Vários destes ficheiros podem ser pré-visualizados à direita, como é o caso dos vídeos, imagens, PDF ou desenhos.
Temos ainda a possibilidade de os inserir automaticamente em qualquer espaço da nota a data e hora actuais, o que é particularmente valioso quando precisamos de registar várias interacções de uma tarefa ou projecto; desta forma, podemos rapidamente ficar com um registo do dia e hora de cada interação.
Também podemos criar tarefas em qualquer espaço da página: para isto, clicamos com o botão direito em cima da nota que queremos adicionar e escolhemos ‘Copiar link Markdown’. No exemplo da imagem, quando quisermos realizar a tarefa de importar as notas, podemos consultar directamente a nota que explica como o fazer.
Na aplicação móvel, temos a opção de criar directamente uma nota de gravação, fotografia, desenho ou anexo:
Mas, se preferirmos criar uma nova nota, podemos adicionar depois a essa nota todos os diferentes media na mesma:
Importar e exportar notas
Uma das funcionalidades mais interessantes da Joplin é a capacidade de importar notas de vários formatos, incluindo de outros programas como o Evernote ou o OneNote, tornando a experiência de mudar de software mais fácil para o utilizador. Também é possível exportarmos as notas criadas na Joplin em diferentes formatos, como markdown, HTML ou mesmo PDF.
Guardar páginas e outros conteúdos da Web
Para tirar ainda mais partido da aplicação, podemos instalar o Web Clipper no nosso browser. Isto permite-nos guardar uma página Web simplificada, em formato Markdown; ou completa, em HTML. Podemos ainda escolher a pasta onde queremos guardar essa página e adicionar etiquetas para mantermos a informação recolhida organizada.

Para instalar, basta ir às opções, escolher a secção ‘Web Clipper’, autorizar o serviço e instalar o plugin disponível para Firefox ou Chrome.
Extrair texto de imagens
A funcionalidade de extração de texto de imagens está disponível na aplicação de computador, mas não na móvel. Para usar esta função é necessário ir às opções e autorizar o uso do OCR (optical character recognition) nas imagens. Depois, clicamos com o botão direito em cima da imagem da qual queremos retirar o texto e escolhemos a opção ‘Ver o texto OCR’.
Nesta altura, a aplicação pede para escolhermos qual o software com que queremos abrir esse texto e, a partir daí, podemos usar o texto editável. Esta opção funciona muito bem em inglês, mas tem alguma dificuldade em português, o que é expectável, uma vez que os sistemas de OCR foram, e continuam a ser, maioritariamente desenvolvidos para a língua inglesa. No entanto, o resultado é suficientemente bom para ser útil, mesmo que seja necessário fazer algumas correções ao texto extraído:
Voice typing
Na aplicação móvel, mas não na de computador, é possível transcrever automaticamente discurso falado em texto, escolhendo a opção ‘Voice typing’ numa nota:
Se, nas opções da Joplin, tivermos escolhido ‘Português’, o texto que dissermos será transcrito em concordância. Se tivermos a aplicação em ‘Inglês’ e ditarmos o texto nesta língua, será transcrito com menos erros. Mas, neste último caso, se ditarmos o texto em português, a aplicação faz a tradução e transcreve-o para inglês. Como exemplo, ditámos a frase ‘o Joplin é uma aplicação de notas’. Nas opções, é possível escolher o modelo de linguagem e até adicionar outros.
Sincronização
O Joplin tem ainda um serviço de sincronização pago, o Joplin Cloud, que, além da sincronização propriamente dita, permite ainda publicar notas na Internet e colaborar com outras pessoas. Mas também é possível sincronizar notas usando outros sistemas, definidos nas opções, como se pode ver na imagem: