PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Manie ajuda os consumidores a pouparem na electricidade e no gás
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > Manie ajuda os consumidores a pouparem na electricidade e no gás
Startup

Manie ajuda os consumidores a pouparem na electricidade e no gás

Esta startup portuguesa criou uma plataforma que permite ter acesso às melhores tarifas de electricidade e gás e que simplifica a troca de fornecedor. A Manie quer ser o «hub europeu de gestão automática de contratos energéticos».

Mafalda Freire
Publicado em 12 de Outubro, 2025
Tempo de leitura: 5 min
© Manie

A missão da Manie é clara, diz Francisco Val Ferreira, co-fundador e CPO da startup: «Garantir que todos pagamos o preço justo pela nossa energia. Queremos dar o poder aos consumidores e assegurar que conseguem analisar todo o mercado», para que escolham a «melhor oferta».

- Publicidade -

Para isso, a empresa criou um simulador de poupança em que o utilizador faz o upload da factura; depois, o software da empresa «extrai os dados necessários, analisa todas as ofertas do mercado e estima quanto se poupa, se tiver o contrato em cada uma das ofertas actualmente no mercado», explica o responsável. Além disso, a plataforma da Manie tem uma opção, o Switch, que «permite mudar para uma dessas ofertas» e o AutoSwitch, um serviço que «faz tudo pelo utilizador: analisa o contrato, procura a melhor oferta no mercado e adere», como diz a startup, «automagicamente». O responsável salienta que há um «plano gratuito e outro pago (7,99€/mês)», cujas principais diferenças são a «periodicidade» com que a empresa «analisa o mercado, o leque de ofertas cobertas pela mudança automática e a prioridade no apoio ao cliente». As grandes mais-valias estão na «simplicidade, transparência e personalização, combinada com uma automação inteligente com independência total em relação às comercializadoras», acrescenta Francisco Val Ferreira. O co-fundador sublinha ainda que esta é a «estratégia para ser o maior player de energia em Portugal».

Poupança para todos
A ideia de criar a Manie nasceu quando os quatro fundadores se aperceberam de que estavam a «pagar demasiado pela energia» e não só, revela o CPO: «A nossa experiência profissional também nos tinha dado alguma exposição a este problema, mas a constatação de que os consumidores portugueses pagam cerca de dois mil milhões de euros a mais por ano nas suas facturas de electricidade tornou claro que havia uma oportunidade de ajudar muitas pessoas». Francisco Val Ferreira diz que o sector é uma «legacy industry», ou seja, «opaca, concentrada em dois a três comercializadoras, com soluções tecnológicas arcaicas e estratégias comerciais com base em desinformação». Assim, a visão da startup é «mudar o rumo da indústria em Portugal, com uma solução imparcial, centrada no consumidor e que permita poupar de forma contínua e sem esforço». A Manie «conta com uma equipa de cerca de vinte pessoas» e já ultrapassou os «dez milhões de euros em poupança gerada para os consumidores».

Ser uma referência
Em Abril de 2025, a Manie captou uma ronda de investimento pre-seed de um milhão de euros e está a usar esse financiamento para dar o primeiro passo do processo de internacionalização. Espanha foi o mercado escolhido devido à «semelhança de estrutura regulatória, volatilidade tarifária e apetite crescente por soluções digitais». O lançamento está planeado para o «segundo semestre de 2025, com previsão de recrutamento local e dez mil clientes até final do ano». Mas, a «médio-longo prazo», a Manie quer «expandir-se para outros mercados europeus como Itália e França, que enfrentam igualmente problemas de volatilidade nos preços e estruturas tarifárias complexas». A ambição é «transformar a Manie num hub europeu de gestão automática de contractos energéticos, replicando o modelo de sucesso implementado em Portugal», avança o responsável.

Além disso, os focos estão centrados na «melhoria da experiência em Portugal, sobretudo com o lançamento de uma app» e em «continuar a investir no desenvolvimento do produto, com novas funcionalidades e soluções pensadas não só para consumidores finais, mas também para PME, bancos, fintechs e outros parceiros institucionais». Por outro lado, o crescimento da equipa «também é uma prioridade» – a Maine quer reforçar áreas como tecnologia, produto e operações», nomeadamente com «engenheiros de software, especialistas em data science e de crescimento para apoiar a operação em novos mercados», conclui Francisco Val Ferreira.

- Publicidade -
Etiquetas:electricidadeGásManieStartup
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Deepbond
NotíciasStartup

Portuguesa Deepbond expande operação ao Reino Unido

Tempo de leitura: 2 min
Startup

Ligar condutores a lugares disponíveis: a GoParkly quer facilitar o estacionamento nas cidades

Tempo de leitura: 4 min
Startup

GetVocal AI ajuda a criar agentes conversacionais mais eficazes

Tempo de leitura: 4 min
InovaçãoNotíciasStartup

Lyzer fecha ronda de 10 milhões de euros para acelerar a internacionalização

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
  • Gerir opções
  • Gerir serviços
  • Gerir {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
  • {title}
  • {title}
  • {title}