Segundo os mais recentes dados da IDC, a Vivo é a marca que mais smartphones vende na China, com uma quota de mercado de 18,5%, apurada no segundo trimestre deste ano. Em 2023, no mesmo período, a Vivo tinha 17,2% deste mercado.
A Vivo chegou a anunciar a entrada em Portugal durante 2022, teve alguns smartphones à venda (como os V23, X80 Pro e V21) nas lojas, mas entretanto saiu do País.
No top 5 das marcas mais vendidas na China não estão duas das que mais vendem smartphones em todo o mundo: Apple e Samsung. A primeira está em sexto lugar e é incluída no grupo ‘Outras’; a segunda não é mencionada, sequer, nestes dados da IDC.
O ranking das marcas mais vendidas na China inclui ainda a Huawei, a Oppo, a Honor e a Xiaomi, com quotas de mercado entre os 18,1 e os 14%. Entre estas, a maior subida foi a da Huawei (50% em relação a 2023) e a maior queda, da Honor (-7,5%).
A IDC lembra que esta é a primeira vez em quatro anos que o top 5 das marcas de smartphones mais vendidas na China é dominado apenas por fabricantes chineses.