Spotify chega aos 236 milhões de subscritores Premium e gera receitas de 3,5 mil milhões de euros

No último trimestre de 2023, o Spotify teve uma receita recorde de 466 milhões de euros. Durante o ano, a empresa despediu 2300 funcionários.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Filipe Pelaquim

Os resultados do quarto trimestre de 2023 do Spotify mostram que a plataforma de streaming está a crescer. As expectativas iniciais, para os últimos três meses do ano, apontavam para mais 9 milhões de contas Premium e 27 milhões de utilizadores activos mensais.

No entanto, com a publicação dos resultados oficiais deste quarto trimestre de 2023, com que o Spotify fechou o ano, ficou-se a saber que os novos utilizadores pagos chegaram aos dez milhões e que os mensais atingiram 28 milhões.

Isto acaba por se traduzir no igual crescimento das receitas: 3,4 mil milhões de euros, uma subida de 16% relativamente ao período homólogo do ano anterior (ou seja, o quarto trimestre de 2022). Já os prejuízos caíram cerca de quatro vezes, de 251 para 65 milhões de euros, o que se justifica com a “poupança” dos custos com marketing e com os cortes de pessoal.

Lembre-se que o Spotify teve três “rondas” de layoffs em 2023: o primeiro, em Janeiro, resultou no despedimento de 600 funcionários; em Junho foram mais 200 e, em Dezembro, o maior do ano: 1500, cerca de 17% da sua força de trabalho

Assim, estes são números com que o Spotify acabou o ano de 2023: 602 milhões de utilizadores, dos quais 236 milhões são subscritores Premium, que geraram uma receita trimestral recorde de 466 milhões de euros. No que respeita a número de funcionários, a plataforma está com 7300 activos, em todo o mundo.

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Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
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