Os resultados do quarto trimestre de 2023 do Spotify mostram que a plataforma de streaming está a crescer. As expectativas iniciais, para os últimos três meses do ano, apontavam para mais 9 milhões de contas Premium e 27 milhões de utilizadores activos mensais.
No entanto, com a publicação dos resultados oficiais deste quarto trimestre de 2023, com que o Spotify fechou o ano, ficou-se a saber que os novos utilizadores pagos chegaram aos dez milhões e que os mensais atingiram 28 milhões.
Isto acaba por se traduzir no igual crescimento das receitas: 3,4 mil milhões de euros, uma subida de 16% relativamente ao período homólogo do ano anterior (ou seja, o quarto trimestre de 2022). Já os prejuízos caíram cerca de quatro vezes, de 251 para 65 milhões de euros, o que se justifica com a “poupança” dos custos com marketing e com os cortes de pessoal.
Lembre-se que o Spotify teve três “rondas” de layoffs em 2023: o primeiro, em Janeiro, resultou no despedimento de 600 funcionários; em Junho foram mais 200 e, em Dezembro, o maior do ano: 1500, cerca de 17% da sua força de trabalho
Assim, estes são números com que o Spotify acabou o ano de 2023: 602 milhões de utilizadores, dos quais 236 milhões são subscritores Premium, que geraram uma receita trimestral recorde de 466 milhões de euros. No que respeita a número de funcionários, a plataforma está com 7300 activos, em todo o mundo.